
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Beninca, Wilson de Aguiar, 1984- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Engenharia de Energia | - |
| Autor(es): dc.creator | Anjos, Vilmar Pedro dos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:27:50Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:27:50Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/85346 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85346 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Wilson de Aguiar Beninca | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Palotina, Curso de Graduação em Engenharia de Energia. | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Neste trabalho foi abordado o impacto da expansão das fontes renováveis intermitentes (solar e eólica) e como as mesmas podem expandir dentro da matriz elétrica de um país mantendo o suprimento de eletricidade. Para isso, foi analisado o cenário alemão e o Energiewende, políticas de implementação de fontes renováveis com metas arrojadas para o cenário alemão dentro dos próximos anos. Disposto desses dados foi analisado informações de geração e potência das matrizes elétrica brasileira e alemã, analisando informações como fator de capacidade e porcentagem de representação de fonte no total de geração, compreendendo melhor a realidade de cada país e, posteriormente, modelado um cenário de expansão renovável para o Brasil usando os aprendizados e as metas da Alemanha. Foi apurado pela literatura a necessidade de, ao expandir essas fontes, usar de artifícios para flexibilizar o sistema, o mantendo capaz de atender as nuances de geração dessas fontes. Por fim, foi possível criar um cenário de expansão para o Brasil, no qual, mantendo ainda 50% de geração hidrelétrica na matriz, o somatório das fontes eólica e solar podem chegar a uma representação de 40,87% do total de eletricidade gerada para a realidade brasileira, mantendo pontos de flexibilidade e aprendizados para a manutenção dessas fontes a medida que as mudanças ocorre | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Fontes energéticas renováveis | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Flexibilidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Energia - Fontes alternativas | - |
| Título: dc.title | Modelo de expansão das fontes renováveis intermitentes no SIN | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: