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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Gil Filho, Sylvio Fausto, 1963- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Terra. Programa de Pós-Graduação em Geografia | - |
| Autor(es): dc.creator | Orengo, Alex Ander de Souza | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:32:44Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:32:44Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/85315 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85315 | - |
| Descrição: dc.description | Orientado Prof. Dr. Sylvio Fausto Gil Filho | - |
| Descrição: dc.description | Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Terra, Programa de Pós-Graduação em Geografia. Defesa : Curitiba, 31/03/2023 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 198-205 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: A Maçonaria possui um sistema de ensino e formação totalmente fundamentados no espaço. Sendo uma escola iniciática de moral, o seu conhecimento está veladamente armazenado e ordenado em graus. O Templo é o seu instrumento de ensino, onde os conhecimentos estão codificados em sua geografia, em suas dimensões, nas posições dos móveis, nos objetos que o adornam, bem como nas cerimônias conduzidas em seu interior. Consequentemente, a didática maçônica de ensino foi construída sobre o Templo. Assim, este pesquisa fenomenológica, desenvolvida sob um olhar geográfico, apoiando-se epistemologicamente na Filosofia das Formas Simbólicas de Ernst Cassirer, buscou entender como a Maçonaria ensina através do Templo e se o resultado deste ensino se observa na vida dos Maçons. Para tanto nos apoiamos em três pilares: na Filosofia das Formas cassireriana, na vivência e observação da Maçonaria e em relatos de Maçons. Desta forma, pudemos dissecar o Espaço de Ação Maçônico nas suas muitas camadas e entender como funciona a Didática Maçônica, através da experiência de Maçonaria; conduzimos a caracterização de como o código espacial maçônico é decodificado e significado pelos Maçons em conhecimentos morais, com o apoio da Filosofia das Formas Simbólicas; e finalmente pudemos averiguar a efetividade do Templo em ensinar através dos relatos. Concluímos que o Templo representa um código espacializado que a Maçonaria ensina a decodificar, gerando estímulos para que conteúdos de significado e signos sejam articulados, formando representações que induzirão o estabelecimento de espacialidades na vida cotidiana dos Maçons fora da Maçonaria, o que comprovamos através dos relatos. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: Freemasonry has a system of education and training fully based on space. Being an initiatory school of morals, its knowledge is secretly stored and ordered in degrees. The Temple is its teaching instrument, where knowledge is encoded in its geography, its dimensions, the positions of the furniture, the objects that adorn it, as well as the ceremonies conducted inside it. Consequently, the Masonic didactics of teaching was built on the Temple. Thus, this phenomenological research, developed under a geographical perspective, relying epistemologically on Ernst Cassirer's Philosophy of Symbolic Forms, sought to understand how Freemasonry teaches through the Temple and if the result of this teaching is observed in the lives of Freemasons. For that, we rely on three pillars: the Cassirerian Philosophy of Forms, the experience and observation of Freemasonry and reports by Freemasons. In this way, we were able to dissect the Masonic Action Space in its many layers and understand how the Masonic Didactics works, through the experience of Freemasonry; we conducted the characterization of how the Masonic spatial code is decoded and signified by Freemasons in moral knowledge, with the support of the Philosophy of Symbolic Forms; and finally we were able to ascertain the effectiveness of the Temple in teaching through the reports. We conclude that the Temple represents a spatialized code that Freemasonry teaches to decode, generating stimuli so that contents of meaning and signs are articulated, forming representations that will induce the establishment of spatialities in the daily life of Freemasons outside Freemasonry, which we prove through the reports. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cassirer, Ernst, 1874-1945 | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Geografia - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Maçonaria | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Geografia | - |
| Título: dc.title | O templo maçônico : espacialidades e desenvolvimento : como o templo maçônico serve de instrumento de ensino aos maçons | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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