Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Kashiwagi, Helena Midori, 1967- | - |
Autor(es): dc.contributor | Prudlik, Isabelly Sabino | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná | - |
Autor(es): dc.creator | Paula, Isabele Rodrigues de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:37:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:37:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/85313 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85313 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Helena Midori Kashiwagi | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Graduação em Gestão de Turismo | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho tem como objetivo principal analisar as atuais condições do Museu de Arqueologia e Etnologia de Paranaguá – PR (MAE), no que se refere à acessibilidade para pessoas com necessidades especiais que o visitam, visto que o mesmo está aparentemente equipado para facilitar o acesso e dar autonomia às pessoas com necessidades especiais e idosas. Mesmo diante da aparente acessibilidade no MAE surge a dúvida se realmente os visitantes conseguem se locomover com autonomia e se têm acesso a todos os espaços da estrutura física. A fundamentação teórica embasou-se na legislação sobre acessibilidade, no direito do cidadão ao turismo e ao lazer e no diagnóstico da acessibilidade no MAE. A metodologia de pesquisa consistiu em visita in loco, levantamento fotográfico e questionário aplicado aos visitantes. O grupo de entrevistados foi constituído de moradores e turistas com idades variadas. Como resultado buscou-se conhecer a opinião dos visitantes em relação ao tema e se estavam satisfeitos com a acessibilidade no Museu. Ao final, essa pesquisa mostrou que apesar das benfeitorias realizadas no MAE para atender as condições de acessibilidade, ainda há deficiências na acessibilidade para os deficientes visuais. Nessa investigação tornou-se possível identificar algumas deficiências na estrutura física, as quais serão informadas à Direção do Museu para que a acessibilidade se torne plena nesse espaço cultural. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Museus - Estrutura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Redação acadêmica | - |
Título: dc.title | Acessibilidade em museus : uma análise da estrutura física do museu de arqueologia e etnologia de Paranaguá - PR | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: