Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Schreiner, Marcos Antonio, 1985- | - |
Autor(es): dc.contributor | Braga, Paola Cavalheiro Ponciano, 1991- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Computação | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Julio Cezar da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:14:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:14:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/85311 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85311 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Marcos Antonio Schreiner | - |
Descrição: dc.description | Coorientador: Paola Cavalheiro Ponciano | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Palotina, Curso de Graduação em Computação | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Com a evidente crescente evolução científica e avanço tecnológico das últimas duas décadas, tornou-se comum encontrar, equipamentos e componentes de robótica nos ambientes educacionais de todo o Brasil. Neste contexto, este estudo explora o impacto no aprendizado dos discentes após a aplicação de aulas multidisciplinares que integraram as necessidades da indústria e da agricultura com os processos de ensino de computação para o desenvolvimento de um sistema para automação da irrigação de um parreiral de uvas localizado na Universidade Federal do Paraná – Setor Palotina. Para tal feito, este trabalho buscou alternativas de inserir automação utilizando Arduino na formação docente nas disciplinas de Introdução à Lógica e Algoritmos e Estruturas de Dados do curso de Licenciatura em Computação da Universidade Federal do Paraná através do desenvolvimento de atividades que atendesse alguma demanda de solução tecnológica da comunidade acadêmica da UFPR do Setor Palotina no Paraná | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologia - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Automação | - |
Título: dc.title | O desafio da educação 4.0 : a busca pela formação do discente da era digital utilizando recursos computacionais | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: