Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Speck, Raquel Angela, 1981- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Computação | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Luciene Nascimento dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:42:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:42:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/85310 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85310 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Raquel Angela Speck | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Palotina, Curso de Graduação em Computação | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O presente estudo objetiva investigar as contribuições a respeito da utilização das Tecnologias Assistivas Digitais (TAD) no processo de aprendizagem e de que forma elas podem favorecer a autonomia e desenvolvimento dos alunos com necessidades educacionais especiais, possibilitando assim um ensino de qualidade e proporcionando um espaço escolar verdadeiramente acessível e inclusivo. Adotou-se para esta pesquisa a metodologia de revisão de literatura com abordagem qualitativa, associada à pesquisa de campo. Na revisão da literatura foram abordados os principais acontecimentos referentes à história da inclusão de pessoas necessidades educacionais especiais. Em seguida foram estudados os fatos que ocorreram ao longo da história da tecnologia assistiva. Logo após, a investigação consistiu em analisar a utilização destas na educação básica e de quais formas essas ferramentas podem auxiliar as instituições e os profissionais de ensino. A pesquisa de campo teve como amostra para a análise de dados os professores da educação básica dos municípios de Palotina e Marechal Cândido Rondon - Pr, e como instrumento de coleta de dados utilizou-se um questionário online. a fim de compreender como (e se) utilizam os recursos que a tecnologia assistiva digital oferecem, quais os potenciais que observam e as dificuldades sentidas. A seguir, os dados obtidos foram analisados à luz da revisão da literatura. Os resultados evidenciaram que a tecnologia assistiva digital pode oferecer grande potencialidade como ferramenta pedagógica para docentes e alunos na mediação do conhecimento, transformando desse modo a educação inclusiva. Contudo para que isso ocorra isso é necessário que haja um planejamento para implementação e utilização destas tecnologias | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Equipamentos de autoajuda para pessoas com deficiência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computaçao - Estudo e ensino | - |
Título: dc.title | Tecnologia assistiva digital no contexto da educação básica : desenvolvendo a autonomia e acessibilidade no processo de inclusão | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: