Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Andreoli, Vanessa Marion, 1979- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino | - |
Autor(es): dc.creator | Reis, Antonio Carlos dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:43:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:43:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/85288 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85288 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Vanessa Marion Andreoli | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino. Defesa : Curitiba, 10/04/2023 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este Estudo de Caso tem como principal objetivo refletir sobre a trajetória das transformações ocorridas a partir da implantação da Educação do Campo no Colégio Estadual do Campo Ilha das Peças, localizado em Guaraqueçaba, litoral norte paranaense, tendo como foco principal relatar o antes e o depois neste processo, apresentando como resultado principal a concepção e a percepção dos profissionais da educação que trabalharam neste período na escola. Desde 2009 as escolas estaduais das ilhas do litoral do Paraná têm uma proposta pedagógica específica (PARANÁ, 2009), que possibilitou uma organização curricular diferenciada ancorada nos princípios da Educação do Campo. Desde então as escolas têm enfrentado diferentes desafios para consolidar a proposta, que devem ser problematizados para que se possa pensar em alternativas para superá-los. Para tanto, esta pesquisa qualitativa, do tipo exploratória, tem como instrumento de pesquisa entrevistas com educadores que atuam e atuaram no Processo de Implantação da Educação do Campo na Comunidade de Ilha das Peças. Como principal resultado pode-se apontar que para a superação de problemas e obstáculos, não só para o seu funcionamento como Escola do Campo, mas principalmente como "Escola das Ilhas", há necessidade de reconhecimento de suas especificidades culturais e regionais do litoral paranaense, assim como de uma formação específica tanto para a equipe escolar quanto para a comunidade, que contribua para sua emancipação a partir da valorização e fortalecimento do seu território. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The main objective of this Case Study is to reflect on the trajectory of the transformations that occurred after the implementation of Rural Education at Colégio Estadual do Campo Ilha das Peças, located in Guarçouba, on the north coast of Paraná, with the main focus on reporting the before and after then in this process, presenting as the main result the conception and perception of education professionals who worked at the school during this period. Since 2009, state schools on the islands off the coast of Paraná have had a specific pedagogical proposal (PARANÁ, 2009), which enabled a differentiated curriculum organization anchored in the principles of Rural Education. Since then, schools have faced different challenges to consolidate the proposal, which must be problematized so that alternatives can be thought of to overcome them. Therefore, this exploratory qualitative research uses interviews with educators who work and have worked in the Field Education Implementation Process in the Ilha das Peças Community. As a main result, it can be pointed out that in order to overcome problems and obstacles, not only for its operation as a Rural School, but mainly as a "School of the Islands", there is a need to recognize its cultural and regional specificities on the coast of Paraná, as well as specific training for both the school staff and the community, which contributes to their emancipation based on the appreciation and strengthening of their territory. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação rural - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação rural - Paraná | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas rurais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação e Estado | - |
Título: dc.title | Reflexões sobre o processo de implantação da educação do campo no Colégio Estadual da Ilha das Peças/PR | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: