Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Messa, Fabio de Carvalho, 1970- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais | - |
Autor(es): dc.creator | Lima, Gisele Paiva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:46:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:46:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/85282 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85282 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Fábio de Carvalho Messa | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais. Defesa : Matinhos, 22/06/2023 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 90-92 | - |
Descrição: dc.description | Área de concentração: Ciências Ambientais | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Neste texto, tomaremos como elemento chave a construção da concepção de paisagem dentro do campo da literatura, como tratada por Michel Collot, passando pela sua significação fenomenológica, baseada nos trabalhos de Merleau-Ponty e Bachelard em conjunto com as propostas de geógrafos sociais da linha humanista, como Tuan. Partindo da proposição de atividades relacionadas à Literatura, que oportunizem o diálogo sobre as relações entre o ser humano e a paisagem, pretende-se fortalecer laços identitários e de pertencimento a partir da análise e reflexão sobre a descrição da paisagem na obra Gigi: de volta ao passado, escrito por Jocelina Santana Bonatto, com base em seus espaços vividos e experienciados. A ação, a ser desenvolvida em uma turma de nono ano do Ensino Fundamental, baseia-se no método recepcional, desenvolvido por Aguiar e Bordini (1993), composto por cinco etapas: determinação do horizonte de expectativas, atendimento ao horizonte de expectativas, ruptura do horizonte de expectativas, questionamento do horizonte de expectativas e, por fim, a ampliação do horizonte de expectativas. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: In this text, we will take as a key element the construction of the landscape conception within the field of literature, as treated by Michel Collot, passing through its phenomenological significance, based on the works of Merleau-Ponty and Bachelard together with the proposals of social geographers of the humanist, like Tuan. Starting from the proposition of activities related to Literature, which provide an opportunity for dialogue about the relationship between human beings and the landscape, it is intended to strengthen identity and belonging ties based on the analysis and reflection on the description of the landscape in the work Gigi: de volta ao passado, written by Jocelina Santana Bonatto, based on their lived and experienced spaces. The action, to be developed in a ninth grade class of Elementary School, is based on the reception method, developed by Aguiar and Bordini (1993), composed of five steps: determination of the horizon of expectations, meeting the horizon of expectations, rupture the horizon of expectations, questioning the horizon of expectations and, finally, the expansion of the horizon of expectations. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Espaço - Percepção | - |
Palavras-chave: dc.subject | Paisagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Ambientais | - |
Título: dc.title | Reconhecer a paisagem na literatura : um convite a reconhecer-se no mundo | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: