Aprendizagem baseada em projetos : um estudo exploratório na disciplina programação orientada a objetos do curso de Licenciatura em Computação- UFPR- Setor Palotina

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLisbôa, Eliana Santana, 1969--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Computação-
Autor(es): dc.creatorRomani, Edgar Henrique-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:11:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:11:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-26-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-26-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/85273-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85273-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Eliana Santana Lisbôa-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Palotina, Curso de Graduação em Computação-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: A avaliação é parte importante no processo de ensino e aprendizagem, pois permite aos alunos identificarem seu nível de conhecimento e ao professor refletir sobre o processo de ensino. Nesse sentido, o presente trabalho tem como finalidade identificar se a adoção da metodologia ativa, mais especificamente a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), pode ser considerada como uma estratégia viável para melhorar a aprendizagem dos alunos e, também, uma ferramenta de apoio, ao professor, no processo de avaliação formativa de seus alunos. Como aporte teórico, o estudo tem início com a abordagem do conceito de aprendizagem significativa, buscando compreender os mecanismos envolvidos no processo de aprendizagem. Em seguida, é apresentada a temática da avaliação no processo educativo, por meio de uma breve reflexão. Completam a revisão de literatura, uma abordagem ao conceito de Aprendizagem Baseada em Projetos, com enfoque aos componentes essenciais para construção e desenvolvimento de um projeto e, por fim, a relação entre a ABP e a avaliação formativa. Em termos metodológicos, o estudo é qualitativo,- um estudo de caso de natureza exploratória, que visa analisar a aplicação da ABP em contexto educacional, a qual foi aplicada com a turma da disciplina de Programação Orientada a Objetos do curso de Licenciatura em Computação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Setor Palotina.Os instrumentos utilizados foram o survey tipo questionário aplicado com os alunos e uma entrevista estruturada com o professor da disciplina Programação Orientada a Objetos. Os resultados demonstram que a Aprendizagem Baseada em Projetos pode ser uma alternativa viável para melhorar a apreensão do conteúdo por parte dos alunos, desenvolver competências de ordem superior além de ser eficaz para o professor no que diz respeito à avaliação processual dos alunos. Contudo, sendo este um estudo preliminar, de natureza exploratória conforme supracitado, é necessário o desenvolvimento de mais pesquisas, visando assim uma análise mais profunda acerca da temática-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação - Metodologia-
Palavras-chave: dc.subjectComputação-
Título: dc.titleAprendizagem baseada em projetos : um estudo exploratório na disciplina programação orientada a objetos do curso de Licenciatura em Computação- UFPR- Setor Palotina-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.