Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Boueri, Iasmin Zanchi, 1984- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Vanessa Aparecida | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:30:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:30:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/85258 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85258 | - |
Descrição: dc.description | Orientador(a): Prof(a). Dr(a). Iasmin Zanchi Boueri | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A Comunicação Alternativa (CA) é um meio de interação que o indivíduo que tem alguma restrição ou dificuldade na fala utiliza para se comunicar e fazer interações sociais. Esta pesquisa tem como objetivo geral verificar a qualidade de interação do professor-interlocutor e seu aluno que faz uso da Comunicação Alternativa, buscando observar o repertório inicial e final do professor que precisa utilizar essa comunicação com seu aluno, a partir da implementação de uma formação continuada. Analisando as interações entre o aluno e seu professor-interlocutor. Os participantes desta pesquisa foram dois professores que participaram como alunos do curso de formação continuada, do curso FICA (Formação de Interlocutores para o uso de Comunicação Alternativa), esses professores têm seus alunos com restrição de fala. O instrumento utilizado se deu por um Protocolo de Aprendizagem que foi realizado pela autora e pela mestranda, que realizou o curso. Esse instrumento foi utilizado para o procedimento de coleta de dados, sendo realizado primeiro uma observação do uso da comunicação do professor com o seu aluno, a implementação do curso FICA,formação continuada e a aplicação do Protocolo de Aprendizagem. Os resultados foram significativos, podemos observar que o professor 1 que já tem bastante conhecimento sobre Comunicação Alternativa tem altos índices no uso de recursos de CA, e o professor 2 que não tinha muito conhecimento sobre, mudou bastante seu método de ensino após a formação continuada, elevando seus recursos de uso de CA. Deste modo destaca-se a importância da formação continuada e de se formar professores-interlocutores para capacitá-los na utilização da Comunicação Alternativa | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Disturbios da fala | - |
Palavras-chave: dc.subject | Deficiência Intelectual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação especial | - |
Título: dc.title | Comunicação alternativa como facilitadora na interação de alunos com restrições de falas com seus professores-interlocutores | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: