Comunicação alternativa como facilitadora na interação de alunos com restrições de falas com seus professores-interlocutores

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Autor(es): dc.contributorBoueri, Iasmin Zanchi, 1984--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.creatorRodrigues, Vanessa Aparecida-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:30:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:30:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-26-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-26-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/85258-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85258-
Descrição: dc.descriptionOrientador(a): Prof(a). Dr(a). Iasmin Zanchi Boueri-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: A Comunicação Alternativa (CA) é um meio de interação que o indivíduo que tem alguma restrição ou dificuldade na fala utiliza para se comunicar e fazer interações sociais. Esta pesquisa tem como objetivo geral verificar a qualidade de interação do professor-interlocutor e seu aluno que faz uso da Comunicação Alternativa, buscando observar o repertório inicial e final do professor que precisa utilizar essa comunicação com seu aluno, a partir da implementação de uma formação continuada. Analisando as interações entre o aluno e seu professor-interlocutor. Os participantes desta pesquisa foram dois professores que participaram como alunos do curso de formação continuada, do curso FICA (Formação de Interlocutores para o uso de Comunicação Alternativa), esses professores têm seus alunos com restrição de fala. O instrumento utilizado se deu por um Protocolo de Aprendizagem que foi realizado pela autora e pela mestranda, que realizou o curso. Esse instrumento foi utilizado para o procedimento de coleta de dados, sendo realizado primeiro uma observação do uso da comunicação do professor com o seu aluno, a implementação do curso FICA,formação continuada e a aplicação do Protocolo de Aprendizagem. Os resultados foram significativos, podemos observar que o professor 1 que já tem bastante conhecimento sobre Comunicação Alternativa tem altos índices no uso de recursos de CA, e o professor 2 que não tinha muito conhecimento sobre, mudou bastante seu método de ensino após a formação continuada, elevando seus recursos de uso de CA. Deste modo destaca-se a importância da formação continuada e de se formar professores-interlocutores para capacitá-los na utilização da Comunicação Alternativa-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectDisturbios da fala-
Palavras-chave: dc.subjectDeficiência Intelectual-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Formação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação especial-
Título: dc.titleComunicação alternativa como facilitadora na interação de alunos com restrições de falas com seus professores-interlocutores-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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