O Transtorno do Espectro Autista e as práticas pedagógicas na educação infantil em contexto inclusivo : revisão integrativa

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Autor(es): dc.contributorLüders, Valéria, 1962--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.creatorMoreira, Thayse Borba da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:48:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:48:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-26-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-26-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/85257-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85257-
Descrição: dc.descriptionOrientadora Prof.ª Drª. Valéria Lüders-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo revisar publicações científicas na literatura que abordam as práticas pedagógicas desenvolvidas na Educação Infantil, em contexto inclusivo, com estudantes queapresentam Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para conduzir a Revisão foi formulada a seguinte questão: como são as práticas pedagógicas com alunos com Transtorno do Espectro Autista na Educação Infantil em contexto inclusivo? Vários autores contribuíram para o embasamento da produção deste trabalho, entretanto situam-se como referenciais principais Mantoan (2003) eVygotsky (2007). Metodologicamente o trabalho foi desenvolvido a partir da análise de artigos por Revisão Integrativa em que, por meio de filtros e etapas de análises, foi possível concluir que a inclusão é uma parte relevante da educação, mas que ainda não tem sua plena efetividade nas escolas. A Educação Inclusiva é uma proposta que tem como objetivo converter a escola regular em um espaço para todos, respeitando os diferentes ritmos de aprendizagem, procurando garantir aos educandos uma formação intelectual baseada no princípio da igualdade, pois a educação baseia-se em um direito de todos. (BRASIL, 2012). A inclusão requer melhor preparação dos educadores e maior conhecimento do TEA, pois esses dois fundamentos,essenciais para o conhecimento da causa, estão vinculados e conduzem ao êxito do incluir. (OCTAVIO; CARVALHO; FANTACINI, 2019)-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectTranstornos do espectro autista-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectPráticas pedagógicas-
Título: dc.titleO Transtorno do Espectro Autista e as práticas pedagógicas na educação infantil em contexto inclusivo : revisão integrativa-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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