Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Lüders, Valéria, 1962- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Autor(es): dc.creator | Moreira, Thayse Borba da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:48:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:48:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/85257 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85257 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora Prof.ª Drª. Valéria Lüders | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo revisar publicações científicas na literatura que abordam as práticas pedagógicas desenvolvidas na Educação Infantil, em contexto inclusivo, com estudantes queapresentam Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para conduzir a Revisão foi formulada a seguinte questão: como são as práticas pedagógicas com alunos com Transtorno do Espectro Autista na Educação Infantil em contexto inclusivo? Vários autores contribuíram para o embasamento da produção deste trabalho, entretanto situam-se como referenciais principais Mantoan (2003) eVygotsky (2007). Metodologicamente o trabalho foi desenvolvido a partir da análise de artigos por Revisão Integrativa em que, por meio de filtros e etapas de análises, foi possível concluir que a inclusão é uma parte relevante da educação, mas que ainda não tem sua plena efetividade nas escolas. A Educação Inclusiva é uma proposta que tem como objetivo converter a escola regular em um espaço para todos, respeitando os diferentes ritmos de aprendizagem, procurando garantir aos educandos uma formação intelectual baseada no princípio da igualdade, pois a educação baseia-se em um direito de todos. (BRASIL, 2012). A inclusão requer melhor preparação dos educadores e maior conhecimento do TEA, pois esses dois fundamentos,essenciais para o conhecimento da causa, estão vinculados e conduzem ao êxito do incluir. (OCTAVIO; CARVALHO; FANTACINI, 2019) | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transtornos do espectro autista | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Práticas pedagógicas | - |
Título: dc.title | O Transtorno do Espectro Autista e as práticas pedagógicas na educação infantil em contexto inclusivo : revisão integrativa | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: