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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Ratusniak, Célia, 1974- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Autor(es): dc.creator | Guedert, Thais Caroline | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:19:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:19:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/85256 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85256 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Célia Ratusniak | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo identificar de que maneira os trabalhos apresentados na ANPEd entre os anos de 2011 e 2019 têm problematizado os brinquedos e/ou as brincadeiras de crianças de 0 a 6 anos no âmbito das instituições de Educação Infantil como artefatos e práticas que produzem ou reproduzem expressões dos papéis de gênero. Teve como base teórica trabalhos que discutem o gênero como uma construção social, e que refutam as ideias de que as diferenças das brincadeiras entre meninos e meninas partem de uma concepção naturalizante das diferenças entre os gêneros. Apresenta uma discussão sobre os conceitos de criança, infância, brincadeiras, brincar e gênero, procurando compreender como essas práticas se constituem na Educação Infantil e os efeitos na produção dos papéis de gênero. Para tanto, analisou como esses conceitos são apresentados nos documentos curriculares que organizam o trabalho pedagógico da Educação Infantil no Brasil. O levantamento bibliográfico teve como locus os GTs 07 e 23, selecionando sete trabalhos. Foi possível concluir que as/os autoras/es apontam para uma forte necessidade de descolonização dos sentidos e das experiências de expressões dos papéis de gênero da Educação Infantil, tornando necessário um exercício de interrogação cotidiana das práticas realizadas pelas instituições e por seus/suas profissionais. As crianças pesquisadas elaboraram meios e estratégias para desafiar os papéis estereotipados por gênero, resistindo de diferentes formas e transgredindo as normas impostas por adultos e adultas. Os espaços das instituições de Educação Infantil devem servir para refletir e problematizar essa temática,garantindo sua função social como um espaço para uma educação transformadora,que não produza ou reproduza as desigualdades | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This research aims to identify how the works presented at ANPEd between 2011 and 2019 have problematized the toys and/or playing of children aged 0 to 6 years in the context of Early Childhood Education institutions as instruments and practices that produce or reproduce expressions of gender roles. It was theoretically based on works that discuss gender as a social construction, and that refute the ideas that the differences in playing between boys and girls stem from a naturalizing conception of differences between genders. It presents a discussion on the concepts of child, childhood, playing, play, and gender, seeking to understand how these practices are constituted in Early Childhood Education and the effects on the production of gender roles. Therefore, it analyzed how these concepts are presented in the curriculum documents that organize the pedagogical work of Early Childhood Education in Brazil. The survey had as locus the GTs 07 and 23, selecting seven works. It was possible to conclude that the authors point to a strong need for the decolonization of the meanings and experiences of gender roles expressions in Early Childhood Education, making it necessary to exercise daily interrogation of the practices carried out by the institutions and their professionals. The children surveyed elaborated means and strategies to challenge gender-stereotyped roles, resisting in different ways and transgressing the norms imposed by adults. The spaces of Early Childhood Education institutions should serve to reflect and discuss this issue, ensuring its social function as a space of transformative education that does not produce or reproduce inequalities | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gênero | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brinquedos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brincadeiras | - |
Título: dc.title | "Então cuide aí da nossa filha que eu vou trabalhar" : as brincadeiras de meninos e de meninas na educação infantil | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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