Desenho e escrita no processo de alfabetização : uma análise bibliográfica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSagatio, Sandra Guimarães-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.creatorRamos, Suelen Ferreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:06:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:06:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-26-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-26-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/85254-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85254-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Dr.ª Sandra Guimarães Sagatio-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: O Presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como finalidade explicar a importância do desenho e da escrita no processo de alfabetização e também relacionar o nome próprio com a apropriação da escrita. Para a realização da pesquisa foi necessário a utilização do método de revisão bibliográfica (Fonseca, 2002). O trabalho é de natureza qualitativa, pois busca uma explicação acerca do tema utilizando documentos não contáveis, trazendo abordagens sobre o assunto. A pesquisa contou com uma busca de livros e artigos já analisados de diferentes autores para a obtenção de respostas sobre o tema escolhido, perguntas como: qual a importância do desenho na infância? Quais são as etapas do desenho dos 18 meses aos 12 anos de idade? Qual a influência do desenho na escrita? Quais os níveis da escrita? Qual a importância do nome próprio na apropriação da escrita? A realização da pesquisa utilizou como autores principais: Mèredieu (2017), Pillar (2012) e Ferreiro e Teberosky (2007) com a obra "Psicogênese da língua escrita", seguido por outros autores que seguem a mesma linha de pesquisa.Demostrando assim a importância que o desenho e a escrita têm no processo de alfabetização e como o desenho tem importância no processo de apropriação da escrita-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This Course Conclusion Paper aims to explain the importance of drawing and writing in the literacy process and also to relate the proper name to the appropriation of writing. To carry out the research it was necessary to use the literature review method (Fonseca, 2002). The work is qualitative in nature, as it seeks an explanation about the topic using non-countable documents, bringing approaches to the subject. The research included a search for books and articles already analyzed by different authors to obtain answers on the chosen topic, questions such as: what is the importance of drawing in childhood? What are the design steps from 18 months to 12 years of age? What is the influence of drawing on writing? What are the levels of writing? What is the importance of the proper name in the appropriation of writing? The main authors of the research were: Mèredieu (2017), Pillar (2012) and Ferreiro and Teberosky (2007) with the work "Psychogenesis of written language", followed by other authors who follow the same line of research. Thus demonstrating the importance that drawing and writing have in the literacy process and how drawing is important in the writing appropriation process-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização-
Palavras-chave: dc.subjectEscrita-
Palavras-chave: dc.subjectDesenho infantil-
Título: dc.titleDesenho e escrita no processo de alfabetização : uma análise bibliográfica-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.