
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Baiersdorf, Márcia, 1975- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Autor(es): dc.contributor | Brunetti, Tainara Esquivel Daamen | - |
| Autor(es): dc.creator | Moura, Sheila Araujo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:48:18Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:48:18Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/85253 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85253 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Profª.Drª.Márcia Baiersdor | - |
| Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: No Brasil, a educação integral surge associada à ampliação da jornada diária, à superação do fracasso escolar, ao acesso a uma educação de qualidade, ao acolhimento de crianças no contraturno escolar, mas afinal o que é educação integral? Ao decorrer do trabalho discutiremos o que é educação integral e suas concepções, analisando três propostas de educação integral em períodos distintos. Dessa investigação traçamos o comparativo entre três períodos da educação brasileira: (1) as escolas anisianas da década de 1950; (2) a retomada dos debates educacionais pós Constituição de 1988, com Darcy Ribeiro; (3) os debates recentes em experiência precursora do Programa Mais Educação, na cidade de Apucarana. Considerando os seguintes questionamentos estruturamos o texto explicando, (1) o contexto histórico através da história de vida do educador; (2) a importância do educador para educação brasileira; (3) concepções de educação integral na política educacional e legislação vigente da época; (4) como essas escolas estão atualmente; (5) planejamento das escolas. Concluímos o nosso trabalho ressaltando a importância da educação integral e sua relevância para a continuidade na educação brasileira | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teixeira, Anisio, 1900-1971 | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ribeiro, Darcy, 1922-1997 | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Programa Mais Educação (Brasil) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Escolas de tempo integral | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação integral | - |
| Título: dc.title | A escola de tempo integral no ideário da educação brasileira : uma análise histórica de três propostas pedagógicas (Anísio Teixeira, Darci Ribeiro e a experiência de Apucarana no Paraná) | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: