A escola de tempo integral no ideário da educação brasileira : uma análise histórica de três propostas pedagógicas (Anísio Teixeira, Darci Ribeiro e a experiência de Apucarana no Paraná)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBaiersdorf, Márcia, 1975--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.contributorBrunetti, Tainara Esquivel Daamen-
Autor(es): dc.creatorMoura, Sheila Araujo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:48:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:48:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-26-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-26-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/85253-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85253-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profª.Drª.Márcia Baiersdor-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: No Brasil, a educação integral surge associada à ampliação da jornada diária, à superação do fracasso escolar, ao acesso a uma educação de qualidade, ao acolhimento de crianças no contraturno escolar, mas afinal o que é educação integral? Ao decorrer do trabalho discutiremos o que é educação integral e suas concepções, analisando três propostas de educação integral em períodos distintos. Dessa investigação traçamos o comparativo entre três períodos da educação brasileira: (1) as escolas anisianas da década de 1950; (2) a retomada dos debates educacionais pós Constituição de 1988, com Darcy Ribeiro; (3) os debates recentes em experiência precursora do Programa Mais Educação, na cidade de Apucarana. Considerando os seguintes questionamentos estruturamos o texto explicando, (1) o contexto histórico através da história de vida do educador; (2) a importância do educador para educação brasileira; (3) concepções de educação integral na política educacional e legislação vigente da época; (4) como essas escolas estão atualmente; (5) planejamento das escolas. Concluímos o nosso trabalho ressaltando a importância da educação integral e sua relevância para a continuidade na educação brasileira-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectTeixeira, Anisio, 1900-1971-
Palavras-chave: dc.subjectRibeiro, Darcy, 1922-1997-
Palavras-chave: dc.subjectPrograma Mais Educação (Brasil)-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas de tempo integral-
Palavras-chave: dc.subjectEducação integral-
Título: dc.titleA escola de tempo integral no ideário da educação brasileira : uma análise histórica de três propostas pedagógicas (Anísio Teixeira, Darci Ribeiro e a experiência de Apucarana no Paraná)-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.