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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Pires, Daniela de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Autor(es): dc.creator | Moya, Raphael Alvera | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:08:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:08:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/85252 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85252 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Daniela de Oliveira Pires | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho tem como intuito analisar o processo de transferência daobrigatoriedade do Estado na execução de políticas públicas para setor privado e/oupúblico não-estatal via reformas dentro do contexto da crise do capitalismo epredominância do modelo neoliberal, bem como, compreender o contexto queaproximou os empresários em uma coalisão com o governo que privilegia o primeirogrupo na construção de um projeto de educação nacional, como a Base NacionalComum Curricular (BNCC). O empresariado brasileiro tem influenciado de formasignificativa na agenda e na construção de políticas públicas, principalmente naeducação, impondo um modelo de gestão empresarial baseado no gerencialismo,atuando fortemente para interesse próprio. O protagonismo dos empresários naeducação afeta diretamente as garantias do direito à educação promulgada naConstituição Federal de 1988. A problematização do trabalho ocorre em desvendaros atores e a intenção daqueles que participaram da elaboração da BNCC e ointeresse da classe dominante no debate político sobre a educação. Para ametodologia foi dada a preferência da análise bibliográfica e documental, sobretudolegislação federal e produções científicas | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The Brazilian business community has significantly influenced on the schedule andthe development of public policies, especially in education, imposing a businessmanagement model based on managerialism, and acting strongly for its own interest.The protagonism of business corporation in education affects directly the guaranteesof the right to education enacted in the Federal Constitution of 1988. This work aimsto analyze the process of transferring the State's obligation to implement publicpolicies for the private and non-state public sector through reforms within the contextof the crisis of capitalism and the predominance of the neoliberal model.Furthermore, it aims to comprehend the context that brought business peopletogether in a coalition with the government that privileges the first group for aconstruction of a national education project, such as the National Curriculum BaseCommon (BNCC). The problematization of this work occurs in revealing the actorsand the intention of those who participated in the elaboration of the BNCC and theinterest of the ruling class in the political debate on education. For the methodology,the preference was given to bibliographic and documental analysis, especially federallegislation and scientific production | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Base Nacional Comum Curricular | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Neoliberalismo | - |
Título: dc.title | Educação em disputa : a influência dos empresários na elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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