Desigualdade social e escolarização : uma análise sobre indicadores educacionais em Curitiba

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSouza, Ângelo Ricardo de, 1968--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.creatorFenelon, Milena Primo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:38:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:38:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-26-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-26-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/85249-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85249-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Ângelo Ricardo de Souza-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente trabalho apresenta o panorama educacional no município de Curitiba frente à desigualdade no ano de 2019, identificando fatores econômicos e sociais que influenciam uma trajetória educacional. Desta forma, buscou-se trabalhar com o seguinte problema de pesquisa: de que forma a desigualdade social afeta os índices de permanência e exclusão, insucesso e conclusão escolar nas escolas que ofertam os anos finais do Ensino Fundamental em Curitiba? Para a análise, buscou-se trabalhar o município de Curitiba dividido entre regionais, facilitando a identificação das escolas do município e seus respectivos níveis socioeconômicos. Assim, a referida pesquisa parte de pressupostos teóricos e textos legais para compreender os desdobramentos da desigualdade social na escolarização, bem como identificar, em análise posterior, os desníveis na educação em Curitiba, quais são as regionais mais vulneráveis socialmente e suas implicações nos indicadores educacionais já supracitados. A metodologia empregada nesta pesquisa foi a coleta de dados quantitativos encontrados em bases de dados como o INEP, IBGE e IPPUC, fundamentais na identificação dos níveis socioeconômicos e indicadores educacionais. Os resultados desta pesquisa reforçam o panorama desigual presente no município, além de ser possível afirmar que há uma relação entre a distribuição geográfica e sua influência no nível socioeconômico da população-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This paper presents the Curitiba's educational panorama, facing inequalities in the year 2019, identifying economic and social factors that influence an educational trajectory. Thus, the work sought the following research problem: how does social inequality affect permanence and exclusion, repetition, and school conclusion rates in schools that offer the final years of Elementary School in Curitiba? For this analysis, we considered the different regions of Curitiba, facilitating the schools’ identification and their respective socioeconomic levels. Therefore, this research is based on theoretical assumptions and legal texts to understand the social inequality consequences on schooling, as well as to identify the education unevenness in Curitiba, looking for the most socially vulnerable regions and their implications for the educational indicators already mentioned. The methodology used in this research was the collection of quantitative data found in databases such as INEP, IBGE, and IPPUC, which are fundamental to identify socioeconomic levels and educational indicators. The results of this research reinforce the unequal panorama present in the city, besides being possible to affirm that there is a relationship between geographic distribution and its influence on the socioeconomic level of the population-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectIgualdade-
Palavras-chave: dc.subjectEscolarização-
Palavras-chave: dc.subjectIndicadores educacionais-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental - Curitiba (PR)-
Título: dc.titleDesigualdade social e escolarização : uma análise sobre indicadores educacionais em Curitiba-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.