A transição da criança do pré para o 1. ano do ensino fundamental : discutindo possibilidades de práticas educativas nos CMEIs e nas escolas de Curitiba

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Autor(es): dc.contributorRoballo, Roberlayne de Oliveira Borges, 1973--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.creatorSantos, Mayhara Heloísa da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:09:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:09:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-26-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-26-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/85248-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85248-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Roberlayne de O. B. Roballo-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso aborda a importância de se refletir sobre as práticas educativas no processo de transição da criança do pré para o 1º ano do Ensino Fundamental. Destarte, o objetivo principal deste trabalho é investigar se há ações de transição na Rede Municipal de Ensino de Curitiba e compreender a importância deste processo, refletindo sobre as especificidades das crianças e suas singularidades, visto que, no processo de transição da criança, se faz necessário estabelecer ações que precisam ser contínuas da Educação Infantil, na qual possuem necessidades diferentes que precisam estar presentes nos primeiros anos do Ensino Fundamental para que não haja a ruptura do processo de ensino aprendizagem. A metodologia utilizada foi aanálise de referenciais teóricos, documentos oficiais sobre a Educação Básica e pesquisa de campo sobre a temática estudada, realizada por meio de entrevista com pedagogas de uma escola municipal de Curitiba e de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) próximo. A verificação dos documentos oficiais deu o aparato no desenvolvimento do trabalho, além do aporte teórico para a realização da análise das práticas educativas, partindo de estudos de autores como Corsaro (2011), Kramer (2006), Moss (2011), Neves; Gouvêa; Castanheira (2011), Postaman (199), Sarmento (2004), Vygotsky (1998), Zabalza (1998) e Zanluch (2005), que trazem aspectos relevantes ao se pensar no processo de transição da educação infantil para o ensino fundamental. A necessidade de realizar uma entrevista com as pedagogas advém das pesquisas realizadas e da investigação em documentos oficiais, a fim de discutir as possibilidades de práticas educativas desenvolvidas nas escolas e nos CMEIs da Rede Municipal de Ensino de Curitiba (RME). Concluímos com este trabalho que, é importante que gestores/as, pedagogos/as, professores/as considerem as dificuldades e singularidades das crianças durante esse processo, de modo a não considerar somente a demanda curricular, mas também promover momentos de maior interação com suas crianças em diferentes tempos e espaços, refletindo sobre suas práticas educativas-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This Course Conclusion Paper addresses the importance of reflecting on educational practices in the transition process of preschool children to the 1st year of elementary school. Thus, the main objective of this work is to investigate whether there are transition actions in the Municipal Education Network of Curitiba and to understand the importance of this process, reflecting on the specificities of children and their singularities, since, in the child's transition process, it takes place. It is necessary to establish actions that need to be continuous in Early Childhood Education, in which they have specific needs that need to be present in the first years of Elementary School so that there is no disruption of the teaching-learning process.The methodology used was the analysis of theoretical references, official documents on Basic Education and field research on the subject studied, carried out through interviews with pedagogues from a municipal school in Curitiba and a nearby Municipal Center for Early Childhood Education (CMEI) . The verification of official documents provided the apparatus for the development of the work, in addition to the theoretical support for carrying out the analysis of educational practices, based on studies by authors such as Corsaro (2011), Kramer (2006), Moss (2011), Neves; Gouvea; Castanheira (2011), Postaman (199), Sarmento (2004), Vygotsky (1998), Zabalza (1998) and Zanluch (2005), which bring relevant aspects when thinking about the transition process from early childhood education to elementary education. The need to conduct an interview with pedagogues comes from the research carried out and from the investigation of official documents, in order to discuss possibilities for educational practices developed in schools and in CMEIs of the Municipal Education Network of Curitiba (RME).We conclude with this work that it is important that managers/as, pedagogues/as, teachers/as considered as difficulties and singularities of children during this process, in order not only to consider the curricular demand, but also to promote moments of greater interaction with their children in different times and spaces, reflecting on their educational practices-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental - Rede municipal - Curitiba (PR)-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil - Curitiba (PR)-
Título: dc.titleA transição da criança do pré para o 1. ano do ensino fundamental : discutindo possibilidades de práticas educativas nos CMEIs e nas escolas de Curitiba-
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