O ensino bilíngue no município de Curitiba : suas finalidades pedagógicas e mercadológicas

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Autor(es): dc.contributorInvernizzi Castillo, Noela, 1965--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.creatorMachado, Marina Fernanda-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:11:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:11:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-26-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-26-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/85247-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85247-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Prof. Dr. Noela Invernizzi Castillo-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente trabalho tem como objetivo fazer uma análise em relação aos estudos que englobam a educação bilíngue brasileira, trazendo conceitos sobre o bilinguismo, o mito do monolinguismo presente na sociedade brasileira(CAVALCANTI, 1999), como a diferenciação das escolas bilíngues, internacionais e de carga horária estendida, com base em uma análise documental feita com o Parecer CNE/CEB nº 2/2020 das Diretrizes do Ensino Plurilíngue, ainda não homologado pelo MEC, mas o único documento que regulamenta o ensino bilíngue nas escolas brasileiras atualmente. Também abordamos os fundamentos legais que contemplam a escolha dessas metodologias, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases (1996) e a Constituição Federal de 1998. Foi realizado um mapeamento da oferta das escolas bilíngues, internacionais e de carga horária estendida no município de Curitiba, considerando as Escolas Bilíngues de Elite, de caráter privado, trazendo informações retiradas das páginas digitais das escolas com o propósito de analisar o discurso direcionado às famílias e trazer os termos mais utilizados nas propostas pedagógicas escolhidas pelas instituições. Compreendemos a expansão da educação bilíngue como um fenômeno importante proveniente da globalização, da popularização da Internet e das tecnologias digitais,e vinculada ao interesse do mercado de trabalho neoliberal, sustentada pelas grandes mídias-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This paper aims to analyze the studies found about Brazilian bilingual education, bringing concepts about bilingualism, the myth of monolingualism existentin Brazilian society (CAVALCANTI, 1999), and the differentiation of bilingual, international and extended classes in an adittional language. We analyzed the document Parecer nº 2/2020 by National Counsil of Education (CNE)/CEB nº 2/2020 of the Multilingual Teaching Guidelines, not yet approved by the Ministery of Education, but the only document currently regulating bilingual education in Brazilian schools. We also discuss the legal foundations that contemplate the choice of these methodologies, in accordance with the Lei de Diretrizes e Bases (1996) and the Federal Constitution of 1998. A mapping of the offer of bilingual, international and extended-hour schools in the municipality of Curitiba, considering the Elite Bilingual Schools all private, bringing information taken from the digital pages of the schoolswith the purpose of analyzing the discourse aimed at families and bringing the most used terms in the pedagogical proposals chosen by the institutions. We understand the expansion of bilingual education as an important phenomenon arising from globalization, the popularization of the Internet and digital technologies, and linked to the interest of the neoliberal labor market, supported by the media-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEducação bilíngue - Curitiba (PR)-
Título: dc.titleO ensino bilíngue no município de Curitiba : suas finalidades pedagógicas e mercadológicas-
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