Engajamento e motivação do adolescente em atividades escolares

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorKruszielski, Leandro, 1979--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.creatorVieira, Mariane Conceição-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:20:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:20:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-26-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-26-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/85246-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85246-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Leandro Kruszielski-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: A adolescência é um fenômeno marcado por alterações hormonais e mudanças físicas intensas. Nesta fase, a escola tem um papel importante na facilitação do desenvolvimento do adolescente em dimensões além do cognitivo, já que se trata de um espaço também de socialização cultural e, portanto, torna-se importante o conhecimento por parte da escola e dos professores referente aos níveis de engajamento e motivação dos estudantes para buscar estratégias paramantê-los empenhados nas atividades escolares. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa foi investigar a relação entre níveis de ensino, engajamento e motivação de adolescentes nas atividades acadêmicas e suas principais características em participantes de Curitiba. Para a realização do estudo, foi utilizados um total de três instrumentos, sendo o Questionário de Caracterização do Participante, construído para esta pesquisa, a Escala EAE-E4D e a Escala de Motivação Acadêmica (EMA).Após a análise de dados, foi possível constatar a correlação entre as subescalas de motivação e engajamento, bem como de motivação e engajamento geral em atividades escolares, porém, ao comparar os grupos de estudantes, constatou-se que o gênero não é um fator de influência no engajamento e motivação, entretanto, o nível de ensino se mostrou como fator relevante no que se refere ao engajamento afetivo. Por fim, as análises realizadas mostraram que, independente do nível de ensino ou gênero, é importante que os estudantes estejam intrinsecamente motivados, bem como sintam prazer em estar no ambiente escolar, para que venham a envolver-se nas atividades escolares em todas as dimensões do engajamento. Para tanto, surge a necessidade de maiores investigações referente aos fatores de influência na motivação e no engajamento dos adolescentes-
Descrição: dc.descriptionAbstract: Adolescence is a phenomenon marked by hormonal and intense physical changes. At this stage, the school has an important role in facilitating the development of adolescents in dimensions beyond the cognitive, as it is also a space for cultural socialization and, therefore, knowledge by the school and teachers regarding the levels of engagement and motivation of students to seek strategies to keep them engaged and motivated in school activities. Therefore, the aim of this research was to investigate the relation between the levels of education, engagement and motivation of teenagers in academic activities and their main characteristics in students from Curitiba. To carry out the study, three instruments were used: the Participant Characterization Questionnaire, built for this research, the EAE-E4D Scale and the Academic Motivation Scale (EMA). After data analysis, it was possible to verify the correlation between the motivation and engagement subscales, as well as the general motivation and engagement in school activities, however, when comparing the groups of students, it was found that gender is not a factor of influence on engagement and motivation, however, the level of education was proved to be a relevant factor on affective engagement. Finally, the analyzes carried out showed that, regardless the educational level or gender, it is important that students are intrinsically motivated and that they feel pleasure in being in the school environment, so that they can engage in school activities in all dimensions of engagement. Therefore, there is a need for further investigation regarding the factors influencing the motivation and engagement of adolescents-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectAdolescentes-
Palavras-chave: dc.subjectMotivação (Psicologia)-
Título: dc.titleEngajamento e motivação do adolescente em atividades escolares-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.