Aspectos afetivo-emocionais na escola : por que sua negligência?

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Autor(es): dc.contributorLoos-Sant'Ana, Helga, 1967--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.contributorSilva, Thais Cristina Stelle da-
Autor(es): dc.creatorGomes, Mariana Aparecida-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:31:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:31:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-26-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-26-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/85245-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85245-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Helga Loos-Sant’Ana-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Parte-se da premissa de que a afetividade está presente em todas as áreas da vida e é indissociável e interdependente dos aspectos cognitivos no processo de desenvolvimento do ser humano. Apesar disso, percebe-se que os aspectos afetivoemocionais não são devidamente considerados e tratados nos ambientes educativos, em especial a escola, privilegiando-se os aspectos cognitivos e, assim, reproduzindo-se a histórica dicotomia entre razão e emoção. Desse modo, o presente trabalho apresenta um embasamento a partir de teóricos de relevância no campo da Psicologia da Educação dentro das abordagens interacionista, humanista e cognitivista, como também, trechos selecionados a partir de documentos oficiais brasileiros referentes ao desenvolvimento integral, autônomo, socioafetivo e emocional como objetivos propostos para a educação escolar. No que diz respeito à pesquisa empírica, buscou coletar alguns indicadores acerca do porquê da negligência dos aspectos afetivo-emocionais no processo de ensino e aprendizagemno contexto escolar, a partir da perspectiva de educadores. Para tanto, a pesquisa empírica desenvolveu-se por meio de um questionário online destinado a professores da educação básica e estudantes de Pedagogia e Licenciaturas. As questões abrangem o que os participantes da pesquisa compreendem por ‘afetividade’, a existência de contato teórico com o tema na graduação, se consideram que a afetividade tem influência e consequências no processo de ensino e aprendizagem, e no caso de considerarem que a escola não valoriza os aspectos afetivo-emocionais dos estudantes, porque acreditam que isso acontece. Os resultados apontaram a falta de contato teórico com o tema afetividade na graduação, o despreparo por parte da escola e de professores para compreender e lidar com os aspetos afetivo-emocionais, bem como a alta demanda de trabalho e as salas de aula cheias. Constatou-se também que permanece um viés conteudista e cognitivista da escola em detrimento da dimensão afetiva, herança da tradição racionalista. Acredita-se que essa pesquisa contribua para levantar novas reflexões acerca dos modelos educacionais vigentes e aponta para a necessidade de contato e prática conscientes com a afetividade tanto na educação superior (especialmente Pedagogia e Licenciaturas), quanto na educação básica, reconhecendo-a como parte indissolúvel do desenvolvimento humano-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectAfeto (Psicologia)-
Palavras-chave: dc.subjectEmoções-
Palavras-chave: dc.subjectPsicologia educacional-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino e aprendizagem-
Título: dc.titleAspectos afetivo-emocionais na escola : por que sua negligência?-
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