
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Chaves Junior, Sérgio Roberto, 1979- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Autor(es): dc.creator | Souza, Letícia Tavares de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:28:13Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:28:13Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/85241 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85241 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Orientador: Prof. Dr. Sergio Roberto Chaves Junior | - |
| Descrição: dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como tema de pesquisa o jogo simbólico como forma de representação sociocultural. Como objetivo geral busca compreender o simbolismo presente nos brincares, associando-o a questões socioculturais. Do ponto de vista metodológico, além da revisão de literatura sobre a temática, faz uso do diário de campo enquanto fonte de pesquisa, a partir de uma abordagem qualitativa. Para tanto, são referenciados os princípios da educação infantil e do direito de brincar por meio da análise das disposições contidas nos aparatos legais e curriculares norteadores da educação nacional; conceitualiza o jogo simbólico e a sua importância para a formação e desenvolvimento das crianças, apoiado nas contribuições de diferentes referenciais teóricos; por fim, busca relacionar o jogo simbólico a aspectos socioculturais, de uma realidade de vulnerabilidade social, à luz dos relatos de experiência registrados no diário de campo construído durante o estágio em docência na Educação Infantil, realizado ao longo do ano de 2019, disciplina do curso de Pedagogia, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Os resultados apresentados no trabalho somam-se às pesquisas realizadas na área, bem como podem contribuir para novas reflexões e análises | - |
| Descrição: dc.description | Abstract : This monograph as its research theme the symbolic play as a form of sociocultural representation. As a general objective, it seeks to understand the symbolism present in play, associating it with sociocultural issues. From a methodological point of view, in addition to the literature review on the subject, it uses the field diary as a source of research, from a qualitative approach. In order to do so, the principles of early childhood education and the right to play are referenced through the analysis of the provisions contained in curricular and law instruments, which guide the national education; conceptualizes symbolic play and its importance for the formation and development of children, based on contribution of different theoretical frames: and finally, it seeks to relate the symbolic game to sociocultural aspects, in a reality of social vulnerability, in the light of the experience reports registered in the field diary during the teaching internship within the Early Childhood Education, carried out in the year of 2019, a subject in the Pedagogy course of the Universidade Federal do Paraná (UFPR). The results presented in the paper add to the research carried out in the area, as well as can contribute to new reflections and analyses | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Jogos infantis simbolicos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Brincadeiras na educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educaçao - Aspectos sociais | - |
| Título: dc.title | Jogo simbólico como forma de representação sociocultural : relatos de experiência na educação infantil em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) de Curitiba-PR | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: