Plano centrado na pessoa como prática para integrar contextos escolares e familiares de jovens e adultos com deficiência intelectual

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Autor(es): dc.contributorBoueri, Iasmin Zanchi, 1984--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.creatorSouza, Larissa Cestari de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:56:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:56:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-26-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-26-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/85239-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85239-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Iasmin Zanchi Boueri-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : A educação de pessoas com deficiência intelectual, em muitos casos, implica na aprendizagem ao longo da vida e transição para a vida adulta, ocasionando uma grande parcela de indivíduos jovens e/ou adultos com deficiência intelectual em instituições de ensino. Assim, a pesquisa foi dividida em dois estudos: 1. Questionário que buscou compreender a visão de familiares em relação a escola que o filho frequenta, e a necessidade de suporte deste. Contou com sete mães respondentes, um pai e duas professoras, cujo quatro jovens e/ou adultos apresentaram o diagnóstico de síndrome de Down e seis deles o de deficiência intelectual, sendo um deles portador de deficiência física. O questionário tangia a relação família-escola, bem como as necessidades de apoio do aluno em seis domínios, sendo possível estruturar o perfil dos alunos e analisar seus níveis de independência por meio de gráficos 2. Estudo de caso realizado com uma professora participante da formação EaD "Práticas baseadas em evidências: uma abordagem da deficiência intelectual", analisando o questionário respondido pela família e a aplicação e reaplicação da escala SIS-A feita pela professora, em que fica evidente a diferença entre a visão do familiar e a métrica obtida por meio do instrumento da SIS, possibilitando que, haja uma disparidade nas entre a visão do familiar e as capacidades reais do indivíduo. Conclui-se que os contextos familiar e escolar devem trabalhar em parceria para o desenvolvimento dos melhores interesses do aluno-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEducação especial-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de jovens e adultos-
Palavras-chave: dc.subjectPessoas com deficiência mental-
Palavras-chave: dc.subjectRelaçoes sociais-
Título: dc.titlePlano centrado na pessoa como prática para integrar contextos escolares e familiares de jovens e adultos com deficiência intelectual-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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