Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Boueri, Iasmin Zanchi, 1984- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Larissa Cestari de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:56:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:56:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/85239 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85239 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Iasmin Zanchi Boueri | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : A educação de pessoas com deficiência intelectual, em muitos casos, implica na aprendizagem ao longo da vida e transição para a vida adulta, ocasionando uma grande parcela de indivíduos jovens e/ou adultos com deficiência intelectual em instituições de ensino. Assim, a pesquisa foi dividida em dois estudos: 1. Questionário que buscou compreender a visão de familiares em relação a escola que o filho frequenta, e a necessidade de suporte deste. Contou com sete mães respondentes, um pai e duas professoras, cujo quatro jovens e/ou adultos apresentaram o diagnóstico de síndrome de Down e seis deles o de deficiência intelectual, sendo um deles portador de deficiência física. O questionário tangia a relação família-escola, bem como as necessidades de apoio do aluno em seis domínios, sendo possível estruturar o perfil dos alunos e analisar seus níveis de independência por meio de gráficos 2. Estudo de caso realizado com uma professora participante da formação EaD "Práticas baseadas em evidências: uma abordagem da deficiência intelectual", analisando o questionário respondido pela família e a aplicação e reaplicação da escala SIS-A feita pela professora, em que fica evidente a diferença entre a visão do familiar e a métrica obtida por meio do instrumento da SIS, possibilitando que, haja uma disparidade nas entre a visão do familiar e as capacidades reais do indivíduo. Conclui-se que os contextos familiar e escolar devem trabalhar em parceria para o desenvolvimento dos melhores interesses do aluno | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação especial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de jovens e adultos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pessoas com deficiência mental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relaçoes sociais | - |
Título: dc.title | Plano centrado na pessoa como prática para integrar contextos escolares e familiares de jovens e adultos com deficiência intelectual | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: