Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Sagatio, Sandra Guimarães | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Autor(es): dc.creator | Padilha, Kauanne Scarpin | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:38:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:38:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/85238 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85238 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora:Dr.ª.Prof.ª.Sandra Guimarães Sagatio | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O presente trabalho monográfico tem como finalidade refletir as práticas pedagógicas no ambiente hospitalar. A investigação se deu por meio de levantamento bibliográfico, para entender como essas práticas educativas podem contribuir no processo de hospitalização de uma criança e/ou adolescente hospitalizado. A metodologia utlizada foi a pesquisa qualitativa e contou com dois tipos de instrumentos para coletar os dados: análise bibliográfica e questionário. Este último foi aplicado com duas pedagogas que atuam no atendimento educacional hospitalar na cidade de Curitiba (PR). Contextualizou um pouco a história da Pedagogia Hospitalar desde seus primeiros atendimentos até os dias atuais. Com os levantamentos bibliográficos e as respostas do questionário, consideramos que a pedagogia em ambientes clínicos pode contribuir no processo ensino-aprendizagem, além de contribuir no processo de hospitalização do estudante. A pesquisa suscitou reflexões sobre a atuação do/a pedagogo/a neste espaço em que a proposta é diferente da tradicional em sala de aula. Possibilitou a identificação de possíveis caminhos a serem trilhados e outros que precisam ser discutidos | - |
Descrição: dc.description | Abstract : This paper presents a monographic study that aims to reflect pedagogical practices in the hospital environment. The investigation occurred through a bibliographic survey in order to understand how those educational practices can contribute to the process of children or teenagers’ hospitalization. The methodology was qualitative research and two types of tools were used to get the results: bibliographic analysis and questionnaire. The last one was utilized with two pedagogues who work at hospital education service in Curitiba, Brazil. It was contextualized as a brief history of Hospital Pedagogy since its first services until nowadays. According to the bibliography data survey and the answers of the questionnaire, we consider pedagogy in clinical environments can contribute to the process of teaching-learning, besides contributing to the student’s hospitalization process. The research developed reflections about the pedagogue in this specific environment where the educational proposal is different from the traditional one. It possibilitated the identification of possible ways to be discussed and studied | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pacientes - Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hospitais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
Título: dc.title | As contribuições das práticas pedagógicas em ambientes hospitalares | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: