"Educação infantil também é coisa de homem!" : questões de gênero e docência

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Autor(es): dc.contributorKnoblauch, Adriane, 1975--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.creatorBorba, Izabella da Costa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:46:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:46:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-26-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-26-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/85236-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85236-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Adriane Knoblauch-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente trabalho buscou compreender como os professores homens da Educação Infantil analisam a docência nessa etapa da Educação Básica, considerando suas relações com as famílias, com os colegas de trabalho e com as crianças. Desse modo, em um primeiro momento, são apresentadas informações históricas para a compreensão do porquê a EI nasce como um espaço feminino e se mantém assim até os dias atuais, uma vez que, o número de professores homens nessa etapa no Brasil é composto por apenas 3,6%. Além disso, buscou-se compreender também porque esse nunca fora um campo de interesse masculino. Em seguida, apoiando-nos sobre as pesquisas de Guacira Lopes Louro, fora adotado o estudo de gênero como categoria de análise para o terceiro momento da pesquisa, no qual foram desenvolvidas três entrevistas com professores da EI, a fim de compreender como eles analisam sua prática, identificar as relações que existem entre a prática docente masculina e o conceito de gênero e identificar quais são os fatores que dificultam a entrada e permanência desses sujeitos nessa primeira etapa da Educação Básica. Verificou-se que, entre essas problemáticas está o constante questionamento tanto a respeito da competência profissional desses professores, quanto da sua idoneidade, e as relações de poder que são estabelecidas a partir da entrada desses homens em um espaço feminino. Essa análise, realizada a partir da leitura de literatura especializada, chamou a atenção para a necessidade de trazer esses sujeitos para a sala de aula da Educação Infantil para, de fato, desconstruir estereótipos de gênero, assegurar a equidade de gênero nesse território e construir uma nova concepção dele como um espaço que não pertence nem a homens e nem a mulheres, mas a todos aqueles profissionais da docência, com a vontade, com o conhecimento e a formação necessários para ocupar essa posição-
Descrição: dc.descriptionAbstract : This study sought to understand how male teachers in Early Childhood Education analyze teaching at this stage of Basic Education, considering their relationships with families, with co-workers and with kids. Furthermore, at first, information is presented to understand why child education is born as a female space and it remains this way until today, since the number of male teachers at this stage it is composed of only 3.6%. In addition, we also sought to understand why this had never been a field of male interest. Then, based on the research of Guacira Lopes Louro, the study of gender was considered as a category of analysis for the third stage of the research, in which were developed three interviews with child education teachers in order to understand how they analyze their practice, identify the relationships that exist between teaching practice, male and the concept of gender and identify the factors that make difficult the entry and permanence of these subjects in this first stage of Basic Education. It was found that among these issues is the constant questioning both the respect for the professional competence of these teachers, as for their suitability, and the power relations that are established from the entry of these men into a feminine space. This analysis, carried out from the reading of literature specialized, drew attention to the need to bring these subjects to the Kindergarten classroom to, in fact, ensure gender equity in this territory and build a new conception of it as a space that does not belong neither to men nor to women, but to all those teaching professionals, with the will, with the knowledge and necessary training to occupy this position-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectHomens na educação-
Palavras-chave: dc.subjectRelações de gênero-
Título: dc.title"Educação infantil também é coisa de homem!" : questões de gênero e docência-
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