Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Sagatio, Sandra Guimarães | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Autor(es): dc.creator | Mattos, Isabella Mariana Bassan de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:59:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:59:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/85234 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85234 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Sandra Guimarães Sagatio | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O presente trabalho busca elucidar de que forma o ensino e aprendizagem do uso sociocultural da língua escrita durante o processo de alfabetização e letramento nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental qualifica de maneira efetiva a aquisição do Sistema de Escrita Alfabética (SEA). Isto é, como é necessário Alfaletrar, alfabetizar e letrar de forma mútua e indissociada, ensinado ás crianças a responderem corretamente em diversos ambientes e contextos sociais ao uso, funções e papéis que a escrita desempenha em nossa sociedade letrada e grafocêntrica. Para isso, foi preciso utilizar a abordagem de pesquisa qualitativa (FLICK, 2019), de cunho bibliográfico (ALVES; SOUZA; OLIVEIRA, 2021) sobre as principais obras da autora Soares (2012, 2018, 2019, 2020), buscando responder às seguintes questões: Qual é a concepção de escrita como um objeto cultural e quais são suas funções sociais para Soares? De que forma a autora conceitua e vincula o Letramento com o processo de ensino e aquisição do SEA?. A pesquisa proporcionou uma análise breve sobre o desenvolvimento desse objeto de ensino, que é a escrita, e como ela se consolidou enquanto objeto cultural e adquiriu funções sociais para cada contexto sociocultural. O estudo permite conhecer sobre o processo complexo e multifacetado do ensino inicial da língua escrita, com enfoque no aspecto sociocultural | - |
Descrição: dc.description | Abstract : This paper will explain how the teaching and learning of the sociocultural use of written language during the literacy process in the early years of Elementary School effectively qualifies the acquisition of the Alphabetical Writing System. In other words, how it is necessary to alphabetize and write in a mutual and inseparable way, teaching children to respond correctly in different environments and social contexts to the use, functions and roles that writing plays in our literate and graph centric society. For this, it was necessary to use the qualitative research approach (FLICK, 2019), of bibliographic nature (ALVES; SOUZA; OLIVEIRA, 2021) on the main works of the author Soares (2012, 2018, 2019, 2020), pursuing the answer to the following questions: What is the conception of writing as a cultural object and its social functions for Soares? How does the author conceptualize and link Literacy with the teaching and acquisition process of the Alphabetical Writing System (SEA)? The research allowed us to briefly study the invention of this teaching object, which is writing and how it was consolidated as a cultural object and acquired social functions for each sociocultural context. And we reflect on the complex and multifaceted process of the initial teaching of written language, emphasizing one of the facets responsible for literacy, the sociocultural facet | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escrita | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização - Metodologia | - |
Título: dc.title | O uso social da escrita no processo de alfabetização | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: