Educação integral sob a noção de cultura à retomada do debate nacional : comparativo entre os programas Mais Educação e Novo Mais Educação

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Autor(es): dc.contributorBaiersdorf, Márcia, 1975--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.contributorSilva, Karine Rodrigues da-
Autor(es): dc.creatorLimeira, Isabela Caldeira Nunes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:39:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:39:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-26-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-26-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/85233-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85233-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Prof.ª. Dr.ª. Márcia Baiersdorf-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este trabalho buscou responder algumas questões que foram condutoras da investigação de definir o que é a Educação Integral a partir da construção histórica do conceito, tomando como referência diferentes contextos, tempos e espaços e suas concepções de educação. Apresentamos um histórico da educação pública no Brasil e os movimentos em direção ao que hoje se entende como Educação Integral desde o seu surgimento na escola e nas políticas públicas até os Programas Federais "Mais Educação" (PME) e "Novo Mais Educação" (PNME). A metodologia utilizada foi análise documental, análise do discurso dos documentos oficiais orientadores dos programas e revisão de literatura para análise da construção do conceito de Educação Integral. Buscou-se analisar os Programas a partir de sua estrutura de organização e o diálogo de seus documentos com os pressupostos da Educação Integral, com o objetivo de comparar suas continuidades e rupturas, bem como se suas propostas ofereciam de fato uma educação na perspectiva integral. A partir da análise documental, concluímos que, apesar de preservar o nome do PME, o PNME não pode ser considerado uma iniciativa de continuidade de uma educação pública na perspectiva da educação integra-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectPrograma Mais Educação (Brasil)-
Palavras-chave: dc.subjectEducação integral - Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectEducação e Estado-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas públicas - Brasil-
Título: dc.titleEducação integral sob a noção de cultura à retomada do debate nacional : comparativo entre os programas Mais Educação e Novo Mais Educação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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