
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Baiersdorf, Márcia, 1975- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Autor(es): dc.contributor | Silva, Karine Rodrigues da | - |
| Autor(es): dc.creator | Limeira, Isabela Caldeira Nunes | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:39:06Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:39:06Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/85233 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85233 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Prof.ª. Dr.ª. Márcia Baiersdorf | - |
| Descrição: dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Este trabalho buscou responder algumas questões que foram condutoras da investigação de definir o que é a Educação Integral a partir da construção histórica do conceito, tomando como referência diferentes contextos, tempos e espaços e suas concepções de educação. Apresentamos um histórico da educação pública no Brasil e os movimentos em direção ao que hoje se entende como Educação Integral desde o seu surgimento na escola e nas políticas públicas até os Programas Federais "Mais Educação" (PME) e "Novo Mais Educação" (PNME). A metodologia utilizada foi análise documental, análise do discurso dos documentos oficiais orientadores dos programas e revisão de literatura para análise da construção do conceito de Educação Integral. Buscou-se analisar os Programas a partir de sua estrutura de organização e o diálogo de seus documentos com os pressupostos da Educação Integral, com o objetivo de comparar suas continuidades e rupturas, bem como se suas propostas ofereciam de fato uma educação na perspectiva integral. A partir da análise documental, concluímos que, apesar de preservar o nome do PME, o PNME não pode ser considerado uma iniciativa de continuidade de uma educação pública na perspectiva da educação integra | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Programa Mais Educação (Brasil) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação integral - Brasil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação e Estado | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Escolas públicas - Brasil | - |
| Título: dc.title | Educação integral sob a noção de cultura à retomada do debate nacional : comparativo entre os programas Mais Educação e Novo Mais Educação | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: