Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Schreiner, Marcos Antonio, 1985- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Computação | - |
Autor(es): dc.creator | Gil, Fabio Henrique | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:38:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:38:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/85212 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85212 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Marcos Antonio Schreiner | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Palotina, Curso de Graduação em Curso de Graduação em Computação. | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O presente trabalho aborda o desenvolvimento e a avaliação de um Sistema Tutor Inteligente (STI) a ser utilizado no ensino de Equivalência Lógica Proposicional, usufruindo de tecnologias na área da Inteligência Artificial (IA), aplicadas 'a Educação. A usabilidade do STI desenvolvido é baseada na soluçãoo de desafios, provendo feedbacks personalizados, paralelos ao progresso do aluno. Porém, a principal característica do sistema é levar em conta a individualidade do aluno no que se refere ao ritmo e a forma com que ele aprende, de modo que o software poderá trabalhar na Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) do aprendiz, por meio de um grafo de conteúdos. A metodologia utilizada no trabalho é denominada Development Research, na qual buscamos a solução de um problema vivenciado em cursos de Computação. O STI - Lógica Livre foi submetido a uma série de testes e avaliações, com o intuito de validá-lo enquanto ferramenta educacional, tais avaliações consistem em (i) avaliação por especialistas nas áreas de Computação, Educação e Matemática; (ii) utilização do STI por um grupo de alunos de graduação, com pré e pós teste (sendo pré teste antes da utilização e pós teste depois dela) para avaliar o desenvolvimento dos alunos; (iii) e uma avaliação do sistema pelos alunos utilizadores. Como resultado obtivemos uma melhora considerável no desempenho dos alunos que fizeram uso do software, além de considerações pertinentes nos questionários de avaliação. Ao fim da pesquisa, é possível afirmar que o STI - Lógica Livre contribuiu na aprendizagem dos alunos que o utilizaram. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computaçao - Estudo e ensino | - |
Título: dc.title | Sti - logica livre : um contributo à aprendizagem de equivalência lógica proposicional no âmbito do ensino superior | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: