
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Monte-Alto, Helio Henrique Lopes Costa | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Computação | - |
| Autor(es): dc.creator | Karling, Daniel Antonio | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:18:51Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:18:51Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/85209 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85209 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Helio Henrique Lopes Costa Monte Alto | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Palotina, Curso de Graduação em Computação. | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Na Educação Superior é de fundamental importância que cada estudante analise suas dificuldades e a adequação de se cursar cada disciplina, em relação à sua situação particular no curso, ao efetuar sua rematrícula. A fim de obter um bom aproveitamento e diminuir reprovações, devem ser considerados os pré-requisitos das disciplinas ofertadas, choques de horários e o tempo que será demandado para estudo extraclasse. Logo, percebe-se que cada decisão está inteiramente ligada a diversos fatores, o que torna a rematrícula uma tarefa de difícil análise. Face a esta realidade, surgiu o interesse em desenvolver uma pesquisa no âmbito de Trabalho de Conclusão de Curso -TCC, do curso de Licenciatura em Computação, cujo objetivo é criar uma solução computacional para apoio acadêmico que possa apresentar uma sugestão apropriada de matrícula com base no desempenho do aluno e nas disciplinas restantes para a conclusão do curso. Averiguou-se, mediante aplicação de questionários, que há dificuldades durante o processo de rematrícula por parte de alunos da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Setor Palotina. Apesar da instituição contar com o Programa de Orientação Acadêmica (POA), cuja finalidade é orientar o aluno em sua trajetória na universidade, assim como auxiliá-lo na seleção de disciplinas para cada semestre, torna-se inviável ações individuais e personalizadas, dado o grande número de estudantes em um curso. Sendo assim, o software proposto pode se tornar um contributo ao integrar-se ao POA e demais programas que visem auxiliar os estudantes. Para o desenvolvimento da soluçãoao computacional, utilizou-se a Lógica Fuzzy, devido a sua capacidade de operar em cenários imprecisos, e a programaçãoo lógica, para a inferência sobre bases de conhecimento relacionadas aos pré-requisitos das disciplinas. A partir dessas técnicas de Inteligência Artificial, foi desenvolvido o software denominado Athena - Sistema para Recomendação de Disciplinas. Para orientar a presente pesquisa, utilizou-se princípios da metodologia Design-Based Research (DBR), por abordar a investigação de um problema, além de desenvolver e avaliar uma solução computacional, com envolvimento ativo entre teoria e pr'atica. Elencou-se, assim, a necessidade de validação do software concebido, realizada por especialistas da Computa¸c˜ao, Pedagogia e coordena¸c˜ao de cursos. Al'em disso, aplicou-se um teste com alunos dos cursos de Licenciatura em Computac¸˜ao e Ciˆencias Biolo'gicas, utilizando-se o software Athena, constatando-se uma rela¸c˜ao entre o desempenho do estudante e a recomenda¸c˜ao oferecida durante a intera¸c˜ao com o software, o que demonstrou a adequa¸c˜ao dos resultados. Ademais, percebeu-se grande aprova¸c˜ao, por parte dos especialistas, quanto 'a relevˆancia e qualidade da soluc¸˜ao apresentada. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Computaçao - Estudo e ensino | - |
| Título: dc.title | Desenvolvimento de sistema de apoio acadêmico: uma aplicação da lógica fuzzy na recomendação de disciplinas | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: