Desafios e especificidades na relação maternar/estudar : um estudo de caso no âmbito do curso de pedagogia da ufpr

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMuceniecks, Rebeca Szczawlinska-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.creatorBorges, Gabriella de Souza Bassetti-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:08:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:08:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/85172-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85172-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Professora Dra. Rebeca Muceniecks-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Conforme mostra a pesquisa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP (2014) é cada vez maior o número de mulheres ingressantes nos cursos universitários, durante o período analisado pelo INEP, entre 2009 e 2012, as mulheres ocuparam cerca de 55% das vagas oferecidas em cursos presenciais e aproximadamente 66% das vagas oferecidas nos cursos de graduação a distância. Consequentemente a chance destas mulheres se tornarem gestantes é maior. A autora procurou saber como é esta relação considerando 03 prismas diferentes: a sociedade de modo geral, como ela vê e recebe a maternidade; a acadêmica, levantando seus pontos de vista, sentimentos e dificuldades encontradas durante o processo e por fim; a comunidade acadêmica, como ela interage com essas estudantes e o que a Universidade faz ou poderia fazer para tornar suas experiências o mais agradável possível. Teve como objetivo principal e norteador desta pesquisa: Identificar os desafios e especificidades na relação maternidade e universidade no âmbito do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Paraná – UFPR. Com o intuito de alcançar tal objetivo, elencou-se os seguintes objetivos específicos: a) Conhecer o processo histórico dos cursos de formação de professores no Brasil e, especificamente do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Paraná; b) Identificar o papel da mulher contemporânea na sociedade e o que as Universidades Federais do Brasil fazem para recebê-las; c) Identificar as demandas específicas das mães acadêmicas do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Paraná, cujos filhos tenham entre 0 (zero) e 6 (seis) anos de idade. A metodologia utilizada foi do tipo bibliográfica, pois se baseou em material já elaborado anteriormente, constituído principalmente de livros e artigos científicos, contendo opiniões e informações acerca do histórico do Curso de Pedagogia no Brasil e na Universidade Federal do Paraná, o papel da mulher na sociedade e sua formação escolar, além da relação maternar e a estudar. Com uma abordagem qualitativa, em que tratou de questões subjetivas, muito particulares, onde contou com um estudo de caso para melhor captar esta peculiaridade de opiniões entre as alunas-mães do Curso de Pedagogia. O método utilizado foi uma entrevista semiestruturada com aplicação de questionário. Devido as normas de isolamento social em função da Covid-19, foram elaboradas questões abertas e fechadas no formato Google Forms e com o auxílio da coordenação do Curso, foi enviado e-mail para todos os alunos de Pedagogia, explicando o objetivo e convidando-os a participarem da pesquisa-
Descrição: dc.descriptionAbstract : As shown by the survey by the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira – INEP (2014), there is an increasing number of women entering university courses, during the period analyzed by INEP, between 2009 and 2012, women occupied around 55 % of vacancies offered in on-site courses and approximately 66% of vacancies offered in distance undergraduate courses. Consequently, the chances of pregnancy are increasing. The author sought to know 8 how this relationship is considering 03 different prisms: society in general, how it sees and receives motherhood; the academic, raising their points of view, feelings and difficulties encountered during the process and finally; the academic community, how it interacts with these students and what the University does or could do to make their experiences as pleasant as possible. The main and guiding objective of this research was: To identify the challenges and specificities in the relationship between motherhood and university in the scope of the Pedagogy Course at the Federal University of Paraná – UFPR. In order to achieve this objective, the following specific objectives were listed: a) Know the historical process of teacher training courses in Brazil and, specifically, the Pedagogy Course at the Federal University of Paraná; b) Identify the role of contemporary women in society and what the Federal Universities of Brazil do to receive them; c) Identify the specific demands of academic mothers in the Pedagogy Course at the Federal University of Paraná, whose children are between 0 (zero) and 6 (six) years old. The methodology used was of the bibliographic type, as it was based on previously prepared material, consisting mainly of books and scientific articles, containing opinions and information about the history of the Pedagogy Course in Brazil and at the Federal University of Paraná, the role of women in society and their educational background, in addition to the mother and study relationship. With a qualitative approach, in which it dealt with subjective, very particular issues, which included a case study to better capture this peculiarity of opinions among the motherstudents of the Pedagogy Course. The method used was a semi-structured interview with a questionnaire. Due to the norms of social isolation due to Covid-19, open and closed questions were prepared in the Google Forms format and with the help of the Course's coordination, an email was sent to all Pedagogy students, explaining the objective and inviting them to those to participate in the survey-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectMulheres - Educação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectMaternidade-
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes universitarias-
Título: dc.titleDesafios e especificidades na relação maternar/estudar : um estudo de caso no âmbito do curso de pedagogia da ufpr-
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