
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Stoltz, Tania, 1963- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Autor(es): dc.creator | Duarte, Gabriella Apolidoro | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:24:35Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:24:35Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/85171 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85171 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Prof(a). Dr(a). Tania Stoltz | - |
| Descrição: dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Este trabalho tem como tema a arte e a timidez no contexto escolar, uma reflexão acerca do uso de produções artísticas e criativas na aprendizagem de estudantes tímidos. Tendo como objetivo compreender como as produções artísticas e criativas podem contribuir no processo de aprendizagem de crianças tímidas do Ensino Fundamental I. A pesquisa empírica foi realizada em uma escola privada na região central de Curitiba, tendo como participantes dois estudantes tímidos e quatro professores das turmas do Ensino Fundamental I. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados: questionário, entrevista e diário de bordo. Como resultado, pode-se pontuar, a partir da revisão integrativa realizada, que as produções artísticas podem influenciar na aprendizagem dos estudantes tímidos. Contudo, não é válido afirmar que auxiliam na aprendizagem de todos os indivíduos com timidez, visto que a subjetividade torna evidente as diferenças com a conexão artística, como observado no estudo empírico. Ao longo deste trabalho foi possível evidenciar que a aprendizagem escolar é influenciada, principalmente, pelas relações sociais. Estas, por sua vez, estão em defasagem quando se trata de estudantes tímidos, visto que, dentre as principais características da timidez estão o medo de rejeição, a vergonha e a dificuldade de falar em público, bem como a ansiedade frente a contextos desconhecidos, por vezes dificultando sua postura frente às relações sociais | - |
| Descrição: dc.description | Abstract : This work has as its theme art and shyness in the school context, a reflection on the use of artistic and creative productions in the learning of shy students. Aiming to understand how artistic and creative productions con contribute to the learning process of shy children Elementary School I. The empirical research was carried out in a private school in the central region of Curitiba, participants were two shy students and four teachers from the Elementary School I classes. A data collection instruments were used: questionnaire, interview and logbook. As a result, it can be scored, from the integrative review performed, that artistic productions can influence the learning of shy students. However, it is not valid to state that they assist in the learning of all individuals with shyness, since subjectivity makes evident the differences with the artistic connection, as observed in the empirical study. Throughout this work, it was possible to evidence that school learning is mainly influenced by social relations. These, is turn, are out of step when it comes to shy students, since, among the main characteristic of shyness are the fear of rejection, shame an difficulty in speaking in public, as well as anxiety in the face of unknown contexts, sometimes hindering their attitude to social relations | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Timidez | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arte na educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino aprendizagem | - |
| Título: dc.title | Arte e timidez no contexto escolar : uma reflexão acerca do uso de produções artísticas na aprendizagem | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: