Os contos clássicos : a importância da narrativa em voz alta no ciclo de alfabetização

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBezerra, Rafael Ginane, 1973--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.creatorSoares, Fátima Toporowicz Brandalize-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:24:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:24:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/85165-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85165-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Professor Rafael Ginane Bezerra-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente trabalho tem o propósito de investigar a narrativa em voz alta de contos clássicos como instrumento motivador à formação leitora durante o processo de alfabetização. Para tanto, a pesquisa foi elaborada mediante revisão bibliográfica na busca de responder às seguintes questões como: Quais as principais condições didáticas que o professor precisa considerar ao ler em voz alta os contos clássicos? Como a mediação feita pelo professor durante a leitura em voz alta na sala de aula pode incentivar o leitor pelo gosto da leitura? A partir dos estudos de Pètit (2009), Pennac (2002), Machado (2002) e outros autores, foi possível entender a importância da leitura em voz alta no ciclo de alfabetização, pois oferece oportunidades aos alunos de terem contato com os mais diversos contos clássicos, formando assim, leitores críticos e competentes. Esse contato, atrelado aos espaços de trocas e conversas com os colegas de turma, pode enriquecer ainda mais a prática de leitura e, consequentemente, de formar leitores e escritores no processo de alfabetização-
Descrição: dc.descriptionAbstract : The present work has the purpose of investigating the aloud narrative of classic tales as a motivating instrument for reader formation during the literacy process. Therefore, it aims to answer the following research questions: What are the main didactic conditions that the teacher needs to consider when reading the classic tales aloud? How can the teacher's mediation while reading aloud in the classroom encourage the students to enjoy reading? Based on studies by Pètit (2009), Pennac (2002), Machado (2002) and other authors as it offers students the opportunity to have contact with the most diverse classic tales, forming critical and competent readers. This contact, when associated with an environment conducive to sharing and chatting with classmates, can further enrich the practice of reading and, consequently, of training readers and writers in the literacy process-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização-
Palavras-chave: dc.subjectNarrativa (Retorica)-
Palavras-chave: dc.subjectIncentivo à leitura-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura oral-
Título: dc.titleOs contos clássicos : a importância da narrativa em voz alta no ciclo de alfabetização-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.