Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bezerra, Rafael Ginane, 1973- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Autor(es): dc.creator | Soares, Fátima Toporowicz Brandalize | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:24:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:24:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/85165 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85165 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Professor Rafael Ginane Bezerra | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O presente trabalho tem o propósito de investigar a narrativa em voz alta de contos clássicos como instrumento motivador à formação leitora durante o processo de alfabetização. Para tanto, a pesquisa foi elaborada mediante revisão bibliográfica na busca de responder às seguintes questões como: Quais as principais condições didáticas que o professor precisa considerar ao ler em voz alta os contos clássicos? Como a mediação feita pelo professor durante a leitura em voz alta na sala de aula pode incentivar o leitor pelo gosto da leitura? A partir dos estudos de Pètit (2009), Pennac (2002), Machado (2002) e outros autores, foi possível entender a importância da leitura em voz alta no ciclo de alfabetização, pois oferece oportunidades aos alunos de terem contato com os mais diversos contos clássicos, formando assim, leitores críticos e competentes. Esse contato, atrelado aos espaços de trocas e conversas com os colegas de turma, pode enriquecer ainda mais a prática de leitura e, consequentemente, de formar leitores e escritores no processo de alfabetização | - |
Descrição: dc.description | Abstract : The present work has the purpose of investigating the aloud narrative of classic tales as a motivating instrument for reader formation during the literacy process. Therefore, it aims to answer the following research questions: What are the main didactic conditions that the teacher needs to consider when reading the classic tales aloud? How can the teacher's mediation while reading aloud in the classroom encourage the students to enjoy reading? Based on studies by Pètit (2009), Pennac (2002), Machado (2002) and other authors as it offers students the opportunity to have contact with the most diverse classic tales, forming critical and competent readers. This contact, when associated with an environment conducive to sharing and chatting with classmates, can further enrich the practice of reading and, consequently, of training readers and writers in the literacy process | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Narrativa (Retorica) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Incentivo à leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura oral | - |
Título: dc.title | Os contos clássicos : a importância da narrativa em voz alta no ciclo de alfabetização | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: