Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Kruszielski, Leandro, 1979- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Raquel de Almeida Corradi | - |
Autor(es): dc.creator | Ramos, Fabiana Vitoria | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:04:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:04:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/85163 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85163 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Leandro Kruszielski | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Esta pesquisa é a versão final de um trabalho de conclusão de curso da Universidade Federal do Paraná, que tem como principal objetivo analisar os objetivos e conteúdos do Curso ABC (Alfabetização Baseada na Ciência), bem como o currículo das pessoas diretamente envolvidas. Para realizar esta pesquisa, foram analisadas as abordagens teóricas presentes no curso, a temporalidade das referências utilizadas, analisados os currículos dos envolvidos diretamente na construção e discutido cada objetivo do curso, de acordo com o que foi apresentado até o momento, considerando que este ainda não foi finalizado. O presente trabalho traz uma abordagem das principais teorias de alfabetização presentes no Brasil, o construtivismo e o método fônico, baseado na psicologia cognitiva. Para atingir os objetivos, foi realizada uma busca dos autores clássicos utilizados nos textos base para estudo, coletados os anos das referências utilizadas, pesquisado no Manual do Curso ABC informações sobre a formação e atuação dos autores e analisado cada objetivo individualmente, dentro das limitações as quais implicam o curso. A pesquisa fez com que fosse possível concluir que o Curso ABC traz teorias de alfabetização muito atuais e pertinentes, estudadas e utilizadas internacionalmente no processo de alfabetização. Ainda, foi possível concluir a necessidade de que a educação seja pautada na ciência, considerando teorias atuais | - |
Descrição: dc.description | Abstract : This research is the ultimate version of a final paper from the Universidade Federal do Paraná, which aims to analyze the objectives and contents of the Curso ABC (Alfabetização Baseada na Ciência), as well as the curriculum of the people directly involved. To carry out this research, the theoretical approaches present in the course were analyzed, the temporality of the references used, the curriculum of those directly involved in the construction were analyzed and each objective of the course was discussed, according to what has been presented so far, considering that it has not been finalized. This final paper presents an approach to the main literacy theories present in Brazil, constructivism and the phonic method, based on cognitive psychology. To achieve the objectives, a research of the classic authors referenced in the base texts for the study was carried out, the years of the references were collected, information on the formation and performance of the authors was searched in the Manual do Curso ABC and each objective analyzed individually, within the limitations of the which the course entails. The research turns possible to conclude that the Curso ABC brings very current and pertinent literacy theories, studied and used internationally in the literacy process. Still, it was possible to conclude the need for education to be based on science, considering current theories | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - Formação - Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Construtivismo (Educação) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem cognitiva | - |
Título: dc.title | Curso ABC : uma análise da proposta do mec enquanto material para a formação de docentes dos anos iniciais da educação básica | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: