Curso ABC : uma análise da proposta do mec enquanto material para a formação de docentes dos anos iniciais da educação básica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorKruszielski, Leandro, 1979--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.contributorPereira, Raquel de Almeida Corradi-
Autor(es): dc.creatorRamos, Fabiana Vitoria-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:04:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:04:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/85163-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85163-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Leandro Kruszielski-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Esta pesquisa é a versão final de um trabalho de conclusão de curso da Universidade Federal do Paraná, que tem como principal objetivo analisar os objetivos e conteúdos do Curso ABC (Alfabetização Baseada na Ciência), bem como o currículo das pessoas diretamente envolvidas. Para realizar esta pesquisa, foram analisadas as abordagens teóricas presentes no curso, a temporalidade das referências utilizadas, analisados os currículos dos envolvidos diretamente na construção e discutido cada objetivo do curso, de acordo com o que foi apresentado até o momento, considerando que este ainda não foi finalizado. O presente trabalho traz uma abordagem das principais teorias de alfabetização presentes no Brasil, o construtivismo e o método fônico, baseado na psicologia cognitiva. Para atingir os objetivos, foi realizada uma busca dos autores clássicos utilizados nos textos base para estudo, coletados os anos das referências utilizadas, pesquisado no Manual do Curso ABC informações sobre a formação e atuação dos autores e analisado cada objetivo individualmente, dentro das limitações as quais implicam o curso. A pesquisa fez com que fosse possível concluir que o Curso ABC traz teorias de alfabetização muito atuais e pertinentes, estudadas e utilizadas internacionalmente no processo de alfabetização. Ainda, foi possível concluir a necessidade de que a educação seja pautada na ciência, considerando teorias atuais-
Descrição: dc.descriptionAbstract : This research is the ultimate version of a final paper from the Universidade Federal do Paraná, which aims to analyze the objectives and contents of the Curso ABC (Alfabetização Baseada na Ciência), as well as the curriculum of the people directly involved. To carry out this research, the theoretical approaches present in the course were analyzed, the temporality of the references used, the curriculum of those directly involved in the construction were analyzed and each objective of the course was discussed, according to what has been presented so far, considering that it has not been finalized. This final paper presents an approach to the main literacy theories present in Brazil, constructivism and the phonic method, based on cognitive psychology. To achieve the objectives, a research of the classic authors referenced in the base texts for the study was carried out, the years of the references were collected, information on the formation and performance of the authors was searched in the Manual do Curso ABC and each objective analyzed individually, within the limitations of the which the course entails. The research turns possible to conclude that the Curso ABC brings very current and pertinent literacy theories, studied and used internationally in the literacy process. Still, it was possible to conclude the need for education to be based on science, considering current theories-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Formação - Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectConstrutivismo (Educação)-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem cognitiva-
Título: dc.titleCurso ABC : uma análise da proposta do mec enquanto material para a formação de docentes dos anos iniciais da educação básica-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.