A ética do cuidado na educação infantil em um centro municipal de educação infantil de Curitiba

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Autor(es): dc.contributorCoutinho, Ângela Scalabrin, 1976--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.creatorMagalhães, Evelin Caroline dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:10:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:10:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/85157-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85157-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Prof. Dra. Angela Maria Scalabrin Coutinho-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : A Educação Infantil tem passado por grandes transformações. A principal mudança foi promovida pela Constituição Federal de 1988 e, posteriormente, reafirmada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação - 9394/96, ao estabelecer a Educação Infantil como a primeira etapa da Educação Básica. Então, a partir dessa transformação educacional passou a ser motivo de diversas discussões sobre a sua finalidade e qualidade. Pesquisas recentes mostram que a função da Educação Infantil é educar e cuidar das crianças de maneira indissociável e complementar às famílias, promovendo o desenvolvimento integral das crianças e quebrando com o paradigma assistencial e higienista que preponderou durante muitos anos. Ao retomar o contexto histórico, nos deparamos inicialmente com um olhar destinado à criança como um ser frágil que necessita de guarda e amparo, dispondo de alguém para atendê-las, sendo essa visão ressignificada com o decorrer dos anos. Diante de algumas vivências em campo de estágio, foi possível identificar que, apesar de diversas pesquisas tratarem sobre o assunto, há ainda uma confusão em relação aos termos educar e cuidar. Partindo disso, essa pesquisa busca identificar como são construídas as relações de educação e cuidado com crianças de dois a três anos de idade de um Centro Municipal de Educação Infantil de Curitiba. Será investigado o respeito às particularidades das crianças, principalmente nos momentos de alimentação e higiene, entendendo como as práticas cotidianas se aproximam ou se distanciam do cuidado como atuação ética. Para isso, foram utilizadas referências bibliográficas, respaldos teóricos, diário de campo de estágio com registros escritos e fotográficos, a fim de entender o encaminhamento desses conceitos. Por meio das análises realizadas nesta pesquisa, identificamos que as práticas assistenciais continuam presentes no cotidiano das instituições. Observou-se a reprodução do cuidado de forma instrumental, que não considera a criança como parte do processo educativo, indo em direção oposta aos princípios éticos da Educação Infantil-
Descrição: dc.descriptionAbstract : Early childhood education has gone through great transformations. The main change was conducted by the Federal Constitution of 1988 and, later, reinforced by the Lei de Diretrizes e Bases da Educação - 9394/96, which established Early Childhood Education as the first stage of Basic Education. This transformation was the starting point of several discussions about its purpose and quality. Recent researches show that the role of Early Childhood Education is to educate and take care of children alongside the families, complementing their education and promoting the integral development of children, and breaking the care and hygienist paradigm that prevailed for many years. To sum a historical background, initially, children were seen as fragile beings, who needed guarding and protection at all times, however, this vision has been re-signified over the years. Given the experiences of the college internship, it was possible to identify that, despite the several studies dealing with the subject, there are still misunderstandings regarding the terms "to educate" and "to care".Having said that, this research aims to identify how the relationships between education and care are built on children aged from two to three years, in a Municipal Center for Child Education in Curitiba. It will be investigated the respect for children's particularities, especially during feeding and hygiene moments, to understand how daily routine practices approach or distance themselves from care as an ethical performance. For this, bibliographical references, theoretical support, internship field diary, with written and photographic records, were used in order to comprehend the direction these concepts are taking. Having the analyzes, it was possible to identify that practices of care are still partially present in the everyday routine of the institution. It was also observed the reproduction of care in an instrumental way, which does not consider the child as part of the educational process, going in the opposite direction to the ethical principles of Early Childhood Education-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEducação - Aspectos morais e éticos-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil - Curitiba (PR)-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas municipais - Curitiba (PR)-
Título: dc.titleA ética do cuidado na educação infantil em um centro municipal de educação infantil de Curitiba-
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