
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Castro, Demian, 1956- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas | - |
| Autor(es): dc.creator | Gonçalves, Walter Domingos Borges | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:16:05Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:16:05Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/85156 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85156 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador (a): Prof. O Dr. Demian Castro | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas. Defesa : Curitiba, 24/05/2023 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira-UNILAB surgiu num contexto no qual a política educacional brasileira anunciou um novo ciclo, rumo ao processo de expansão e interiorização do ensino superior público, buscando a democratização do acesso à educação universitária, através da criação de universidades federais nas regiões periféricas. Tal ação resulta em oportunidades de as populações menos favorecidas ingressarem nos cursos superiores sem ter que deslocar-se para os grandes centros urbanos. Além desse importante aspecto, a UNILAB é fruto da política externa desenvolvida durante o governo Lula (2003 a 2010) com os países pertencentes à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, em que o Brasil reforça a ideia da Cooperação Sul-Sul, tornando-se, desta forma, um dos parceiros estratégicos no processo de desenvolvimento econômico, científico e tecnológico dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e Timor Leste. Nessa perspectiva, o presente trabalho busca examinar a criação da UNILAB enquanto uma política pública nacional com abrangência internacional, tentando compreender a política pública enquanto consolidadora de direitos sociais para os jovens brasileiros e dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa - PALOP e do Timor-Leste, principalmente de baixa renda, garantindo o acesso e a permanência no ensino superior público, visando contribuir à reversão da desigualdade social, econômica e cultural. O resultado desta pesquisa evidencia que essa universidade vem desenvolvendo ações políticas e sociais que permitem cumprir o seu objetivo de criação conforme estabelecido no seu estatuto e suas diretrizes, envolvendo o contexto internacional, nacional e as regiões do Maciço de Baturité e Recôncavo Baiano. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: The Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira-UNILAB emerged in a context, in which the Brazilian educational policy announced a new cycle, towards the process of expansion and interiorization of public higher education, seeking the democratization of access to university education, through the creation of federal universities in peripheral regions. Such action results in opportunities for the less favored populations to enter higher education courses without having to move to large urban centers. Besides this important aspect, UNILAB is the fruit of the foreign policy developed during the Lula government (2003 to 2010) with the countries belonging to the Community of Portuguese-Speaking Countries, in which Brazil reinforces the idea of South-South Cooperation, thus becoming one of the strategic partners in the process of economic, scientific and technological development of the Portuguese-speaking African Countries and East Timor. From this perspective, this paper seeks to examine the creation of UNILAB as a national public policy with international scope, trying to understand public policy as a consolidator of social rights for young Brazilians and young people from Portuguese-speaking African Countries - PALOP and East Timor, especially low-income, ensuring access and permanence in public higher education, aiming to contribute to the reversal of social, economic and cultural inequality. The result of this research shows that this university has been developing political and social actions that allow it to fulfill its objective of creation as established in its statute and its guidelines, involving the international and national context and the regions of Maciço de Baturité and Recôncavo Baiano. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Política pública | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação e Estado | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação - Cooperação internacional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Políticas Públicas | - |
| Título: dc.title | A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira como mecanismo de transformação social | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: