A rede de proteção e sua contribuicão para o ambiente escolar no município de Curitiba-PR

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBruel, Ana Lorena de Oliveira, 1974--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.creatorOrtiz, Eunice Kaiser-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:25:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:25:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/85154-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85154-
Descrição: dc.descriptionProfessora orientadora: Dra. Ana Lorena Bruel-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este estudo procurou trazer uma ampla visão a respeito da proteção à criança e ao adolescente perpassando pelas principais nuances que regem esta proteção, desde exauridos princípios exarados pela Carta Magna do Estado Pátrio como as nuances do Estatuto da Criança e do Adolescente, mais especificamente concatenou-se os estudos na cidade de Curitiba no Estado do Paraná, onde desde os idos dos anos de 2000, tem-se o Protocolo da Rede de Proteção da Criança e do Adolescente em Situação de Risco para a Violência. Este protocolo que tem a intenção de inibição da violência, e proteção das crianças e adolescentes através de ações e acompanhamento de caso a caso, contribuindo para a minimização de reincidência, por meio de discussões de estratégias envolvendo profissionais de diversas áreas que buscam a superação deste problema. O objetivo deste trabalho foi analisar como a escola se articula na Rede de Proteção e como a Rede contribui para com os casos notificados no município de Curitiba. A fundamentação teórica e a construção metodológica embasaram-se em autores que referendam a conceitualização de Redes, e para a construção dos instrumentos de pesquisa, a autora baseou-se em Richardson (1999, p.230) e Triviños (1987, p.46), e na compreensão e tratamento dos dados utilizou-se dos princípios da pesquisa qualitativa (CHIZZOTTI apud MARTINELLI, 1999, p. 36). Partindo do objeto de estudo, foram construídos protocolos de pesquisa, sendo entrevistas desenvolvidas com profissionais que atuam em escolas, sendo pedagoga, professora e articuladora da Rede de Proteção. A partir das respostas das profissionais, realizou-se a análise dos resultados obtidos, e a partir deles foram identificados alguns fatores críticos, como a falta de atendimentos especializados, o que dificulta o trabalho e encaminhamentos pelos atores que compõem a Rede de Proteção. Dos resultados obtidos chegou-se à conclusão de que, ainda faltam ações de caráter preventivo, e limitações no acesso aos dispositivos legais na proteção e garantia dos direitos fundamentais de crianças e adolescentes-
Descrição: dc.descriptionAbstract : This study sought to bring a broad vision regarding the protection of children and adolescents, passing through the main nuances that govern this protection, from the exhausted principles established by the National Constitution as the nuances of the Child and Adolescent Statute, more specifically the correlation to the studies in the city of Curitiba in the State of Paraná, where since the 2000s there has been the Protocol of the Protection Network for Children and Adolescents at Risk for Violence. This protocol is intended to inhibit violence and protect children through actions and monitoring on a case-by-case basis, contributing to the minimization of reincidence, through the involvement of professionals from different areas that seek to overcome this problem. The objective of this work was to analyze how the school engages in the Protection Network and how the Protection Network contributes to the notified cases in the city of Curitiba. The theoretical foundation and the methodological construction were based on authors who endorse the conceptualization of Networks and for the construction of research instruments, the author based on Richardson (1999, p.230) and Triviños (1987, p.46). ) and the principles of qualitative research (CHIZZOTTI apud MARTINELLI, 1999, p. 36) for the understanding and processing of the data. Based on the object of study, research protocols were built, identified with professionals who work in schools, such as pedagogue, teacher, and coordinator of the Protection Network. From the professionals' answers, an analysis of the results was carried out, and from them some critical factors could be identified, such as the lack of specialized assistance what brings a challenge to the stakeholders of the Protection Network. From the results obtained, it was concluded that there is still a lack of preventive actions and limitations on access to legal mechanisms to the protection and guarantee of the fundamental rights of children and adolescents-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectBrasil. [Estatuto da criança e do adolescente (1990)]-
Palavras-chave: dc.subjectAssistência a menores-
Palavras-chave: dc.subjectEducação e Estado-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Curitiba (PR)-
Palavras-chave: dc.subjectDireitos das crianças - Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectAmbiente escolar-
Título: dc.titleA rede de proteção e sua contribuicão para o ambiente escolar no município de Curitiba-PR-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.