
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Souza, Ângelo Ricardo de, 1968- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Autor(es): dc.contributor | Santos, Priscila Gobi dos | - |
| Autor(es): dc.creator | Bueno, Edina Subtil Gonçalves | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:09:33Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:09:33Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/85148 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85148 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Ângelo Ricardo de Souza | - |
| Descrição: dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : A presente pesquisa, de natureza bibliográfica, visa analisar a produção acadêmica sobre a gestão democrática na educação básica nas escolas públicas no Brasil, com o intuito de compreender quais são as ideias e concepções acerca desta temática utilizadas pela literatura especializada no Brasil. Para tanto, foi feita uma revisão da literatura sobre o tema, tomando-se um conjunto de 18 artigos, selecionados no portal Educ@. A análise dos textos publicados entre 2016 e 2021 aponta que a educação é um ato democrático e de construção coletiva e a escola como uma instituição coletiva à qual recai o mencionado princípio da gestão democrática. A pesquisa está dividida em dois momentos: notas teóricas sobre a gestão democrática e as concepções e ideias de gestão democrática a partir da revisão bibliográfica. Neste sentido, a presente pesquisa tem como ênfase a importância da participação e integração de diversos segmentos escolares, para assim alcançar com êxito as metas educacionais sugeridas na proposta político pedagógica das escolas | - |
| Descrição: dc.description | Abstract : This bibliographical research aims to analyze the academic production on democratic administration in Brazilian basic education public schools, in order to understand what are the ideas and conceptions about this theme used by Brazilian specialized literature. Therefore, a literature review on the subject was carried out, taking a set of 18 articles, selected from the Educ@ portal. The papers' were published between 2016 and 2021 and the analysis points out that education is a democratic act of collective construction and the school as a collective institution to which the aforementioned principle of democratic management can influence. This work is divided into two parts: theoretical notes on democratic school administration and the conceptions and ideas of democratic school administration based on the literature review. In this sense, this research emphasizes the importance of participation and integration of different school segments, in order to successfully achieve the educational goals suggested in the school pedagogical policy proposal | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação e Estado | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Escolas publicas - Administração - Brasil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Democratização da educação | - |
| Título: dc.title | As concepções e ideias que sustentam os estudos sobre gestão democrática da escola pública no Brasil | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: