Política nacional de alfabetização : análise a partir de uma revisão bibliográfica

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMuceniecks, Rebeca Szczawlinska-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.creatorSantos, Caroline Valentin dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:16:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:16:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/85143-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85143-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Rebeca S. Muceniecks-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este trabalho tem como objetivo analisar a Política Nacional de Alfabetização instituída pelo Decreto nº 9.765 em abril de 2019 e suas concepções com relação ao processo do ensino/aprendizagem da leitura e da escrita no Brasil. O presente estudo constitui-se em uma pesquisa de cunho científico, onde se tem como metodologia a revisão bibliográfica trazendo uma perspectiva histórica acerca da alfabetização no Brasil através dos métodos, das decorrências políticas da década de 1990 e dos programas federais de formação de professores alfabetizadores, para, por fim, analisar a PNA e seus conceitos através de um diálogo com estudiosos da área de alfabetização. O suporte teórico foi dado por Magda Soares, Isabel Frade, Maria Mortatti, entre outros, permitindo a compreensão histórica e dos conceitos estudados. Contudo, verificou-se que a Política Nacional de Alfabetização ignora diversas evidências científicas, focando-se em uma perspectiva cognitivista incapaz de abranger as diversas facetas da educação brasileira e os indivíduos nela envolvida, além de substituir letramento por literacia na busca de caracterizar o seu governo como "inovador". Assim, revelando-se um retrocesso-
Descrição: dc.descriptionAbstract : This academic study has by main goal analyze the National Literacy Policy instituted by Decree No. 9765 in April 2019 and its conceptions regarding the teaching/learning process of reading and writing in Brazil. The present study is a scientific research, bibliographical review is the methodology applied in this case, bringing a historical perspective on literacy in Brazil through the methods, 1990s political consequences and the training of literacy teachers by federal programs, to, finally, analyze the PNA and its concepts through a dialogue with literacy experts. Theoretical support was given by Magda Soares, Isabel Frade, Maria Mortatti, among others, allowing the historical understanding and the studied concepts. However, it was found that the National Literacy Policy ignores several scientific evidences, focusing on a cognitive perspective incapable of covering the various facets of Brazilian education and the individuals involved in it, in addition to replacing letramento with literacia in the attempt to characterize its government as "innovative". Thus, proving to be a setback-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização - Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectEducação e Estado-
Palavras-chave: dc.subjectProgramas de alfabetização-
Título: dc.titlePolítica nacional de alfabetização : análise a partir de uma revisão bibliográfica-
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