Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bueno, Roberto Eduardo 1973- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável | - |
Autor(es): dc.creator | Nogueira, Lígia Panhozi de Camargo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:01:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:01:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/85141 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85141 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Roberto Eduardo Bueno | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável. Defesa : Matinhos, 02/06/2023 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 91-102 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Ao longo dos anos, as concepções de trabalho vêm passando por constantes transformações. O trabalho docente tem um papel importante para a nossa sociedade, constitui-se em, além de ensinar os conteúdos programados, mobilizar e socializar a população por meio da escola e contribuir para o desenvolvimento sustentável e saudável deste território de abrangência da comunidade escolar. A qualidade de vida está relacionada aos fatores que influenciam o dia-a-dia dos indivíduos, referindo-se à satisfação física, psicológica e social, bem como à percepção do indivíduo em relação a sua posição na vida, contexto cultural e sistema de valores e expectativas que permitam uma visão ampliada sobre as condições de saúde. O objetivo deste trabalho foi analisar a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSTT) com enfoque nas dimensões da Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) de docentes para a promoção do desenvolvimento territorial sustentável e saudável. A metodologia desse estudo se caracteriza como uma pesquisa aplicada, exploratória, descritiva por meio da análise de conteúdo do documento oficial da PNSTT, através do software QDA Miner Lite® e revisão bibliográfica integrativa investigada por meio da plataforma Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e portal da CAPES, totalizando 46 artigos completos selecionados com recorte temporal (de 2011 à 2021). Os resultados da revisão integrativa revelaram que as pesquisas têm demonstrado interesse em temas da QVT de professores do ensino básico de instituições públicas. Os instrumentos mais utilizados são: Whoqol-bref, questionário semiestruturado e o questionário de auto relato (SRQ-20). No que diz respeito aos aspectos relacionados à saúde e QVT das/dos docentes, observa-se impactos negativos nos domínios: físico, meio ambiente, presença da disfonia da voz, emocional e burnout nas/nos docentes do ensino básico. Na análise de conteúdo da PNSTT, resultou-se na prevalência das categorias da QVT: saúde dos trabalhadores 48,8% (f=123) e Meio Ambiente 11,9% (f=30). Desta forma, o estudo buscou se aprofundar na investigação da QVT e da PNSTT direcionadas ao trabalho docente para que se possa pensar, planejar estratégias e ações comunitárias e de políticas públicas, de forma a interagir entre si e se materializar, ao longo do tempo, em resultados que visam atingir o desenvolvimento local e regional, para uma boa QVT docente e a melhora nos respectivos domínios da QV para a promoção da saúde pública/coletiva. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: Over the years, the conceptions of work have been undergoing constant transformations. The teaching work has an important role for our society, it consists of, in addition to teaching the programmed contents, mobilizing and socializing the population through the school and contributing to the sustainable and healthy development of this territory covered by the school community. Quality of life is related to factors that influence individuals' daily lives, referring to physical, psychological and social satisfaction, as well as the individual's perception of their position in life, cultural context and value system. and expectations that allow a broader view of health conditions. The objective of this study was to analyze the National Policy on Workers' and Workers' Health (PNSTT) with a focus on the dimensions of the Quality of Working Life (QWL) of professors to promote sustainable and healthy territorial development. The methodology of this study is characterized as an applied, exploratory, descriptive research through the content analysis of the official PNSTT document, through the QDA Miner Lite® software and integrative bibliographic review investigated through the Virtual Health Library (VHL) platform and CAPES portal, totaling 46 complete articles selected with a temporal cut (from 2011 to 2021). The results of the integrative review revealed that research has shown interest in QWL topics for basic education teachers in public institutions. The most used instruments are: Whoqol-bref, semistructured questionnaire and self-report questionnaire (SRQ-20). With regard to aspects related to the health and QWL of teachers, negative impacts are observed in the domains: physical, environment, presence of voice dysphonia, emotional and burnout in/on teachers of basic education. The content analysis of the PNSTT resulted in the prevalence of the QWL categories: workers' health 48.8% (f=123) and Environment 11.9% (f=30). In this way, the study sought to delve deeper into the investigation of QWL and PNSTT directed to teaching work so that one can think, plan strategies and community actions and public policies, in order to interact with each other and materialize, over time, in results that aim to achieve local and regional development, for a good teaching QWL and improvement in the respective domains of QL for the promotion of public/collective health. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Promoção da saúde | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento sustentável | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores | - |
Título: dc.title | Política de saúde da trabalhadora e do trabalhador para o desenvolvimento territorial sustentável e saudável : análise e revisão integrativa da qualidade de vida do trabalho docente | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: