
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Frick, Loriane Trombini, 1983- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Caroline Bini da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:38:19Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:38:19Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/85140 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85140 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador(a): Prof(a). Dr(a). Loriane Trombini Frick | - |
| Descrição: dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O suporte social percebido corresponde a todo tipo de informação que leve ao indivíduo a perceber apoio, suporte, cuidado, atenção, escuta e a se sentir importante por pessoas de seu convívio. Na adolescência, período em que jovens de 12 a 18 anos passam por diversas mudanças, transformações e descobertas em suas vidas, o suporte social percebido é associado a diversos fatores que influenciam significativamente no desenvolvimento dos adolescentes. O presente estudo buscou através de uma revisão sistemática de literatura, utilizando o modelo PRISMA, investigar artigos que apontem com que fatores o suporte social percebido está atrelado na adolescência e quais são as principais fontes de suporte. A base utilizada para a busca foi o Portal de Periódicos CAPES, sendo encontrados 320 artigos no total e selecionados 13 artigos que corresponderam aos critérios de inclusão e foram analisados em sua totalidade. Após a análise dos artigos foram encontrados 19 diferentes fatores associados ao suporte social percebido na adolescência, estabelecendo relações positivas e negativas. Sendo os principais fatores encontrados a depressão e o desempenho acadêmico. Também foram encontradas sete diferentes fontes de apoio, sendo as mais citadas o apoio de amigos, pares, colegas, pais e membros da família | - |
| Descrição: dc.description | Abstract : Perceived social support corresponds to all types of information that lead the individual to perceive support, support, care, attention, listening and to feel important by people in his/her relationship. In adolescence, a period in which young people from 12 to 18 years old go through several changes, transformations and discoveries in their lives, the perceived social support is associated with several factors that significantly influence the development of adolescents. The present study sought, through a systematic literature review, using the PRISMA model, to investigate articles that point to which factors the perceived social support is linked to in adolescence and which are the main sources of support. The base used for the search was the CAPES Journal Portal, with 320 articles being found in total and 13 articles were selected that met the inclusion criteria and were analyzed in their entirety. After analyzing the articles, 19 different factors associated with perceived social support in adolescence were found, establishing positive and negative relationships. The main factors found being depression and academic performance. Seven different sources of support were also found, the most cited being support from friends, peers, colleagues, parents and family members | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Adolescência - Aspectos psicológicos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educaçao - Assistência técnica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação do adolescente | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Adolescentes - Assistência social | - |
| Título: dc.title | Revisão sistemática de literatura sobre suporte social percebido na adolescência | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: