Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Corrêa, Ronaldo | - |
Autor(es): dc.creator | Queluz, Marilda | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:57:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:57:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-26 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/85123 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85123 | - |
Descrição: dc.description | As conversas e discussões realizadas no ano de 2022 acerca do tema Design e Educação evidenciaram que aprender e ensinar são práticas imbricadas, coletivas e individuais. Situando o design como uma área interdisciplinar, nossos estudos reiteraram a urgência de problematizar a separação entre teoria e prática, rever o “mito” e o “fantasma” do mercado, transformar a sociedade de modo mais igualitário e democrático. Projetar não é uma atividade neutra, não é um ato exclusivo de designers, é um processo dialógico que envolve pessoas e coisas de uma dada comunidade, valores sociais, contextos econômicos e políticos, em um determinado tempo e espaço, constituídos historicamente. O design produz e é produzido por conceitos, artefatos, corpos, subjetividades. Os textos que compõem este volume insistem na relação ensino-aprendizagem como um ato político, situado, com ênfase nas trocas, nos compartilhamentos, na construção coletiva e democrática do conhecimento, colocando-nos como sujeitos e sujeitas da história. É possível perceber a proximidade com as propostas de Paulo Freire na busca da intersubjetividade, da escuta ativa e amorosa, do diálogo, da atuação nas diferentes realidades. | - |
Descrição: dc.description | Grupo de Pesquisa em Design e Cultura - PPGTE-UTFPR Grupo de Pesquisa em Teoria, História e Crítica do Design e Atividades Projetuais _ PPGDesign-UFPR | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | UFPR | - |
Relação: dc.relation | volume 1;n° 2 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Design e Cultura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Research Subject Categories::INTERDISCIPLINARY RESEARCH AREAS::Human communication | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade - CTS | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudos em Design e Cultura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Edução em Design | - |
Título: dc.title | Design & Cultura. | - |
Título: dc.title | educação como prática de transgressão | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: