Design & Cultura.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorCorrêa, Ronaldo-
Autor(es): dc.creatorQueluz, Marilda-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:57:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:57:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-22-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/85123-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85123-
Descrição: dc.descriptionAs conversas e discussões realizadas no ano de 2022 acerca do tema Design e Educação evidenciaram que aprender e ensinar são práticas imbricadas, coletivas e individuais. Situando o design como uma área interdisciplinar, nossos estudos reiteraram a urgência de problematizar a separação entre teoria e prática, rever o “mito” e o “fantasma” do mercado, transformar a sociedade de modo mais igualitário e democrático. Projetar não é uma atividade neutra, não é um ato exclusivo de designers, é um processo dialógico que envolve pessoas e coisas de uma dada comunidade, valores sociais, contextos econômicos e políticos, em um determinado tempo e espaço, constituídos historicamente. O design produz e é produzido por conceitos, artefatos, corpos, subjetividades. Os textos que compõem este volume insistem na relação ensino-aprendizagem como um ato político, situado, com ênfase nas trocas, nos compartilhamentos, na construção coletiva e democrática do conhecimento, colocando-nos como sujeitos e sujeitas da história. É possível perceber a proximidade com as propostas de Paulo Freire na busca da intersubjetividade, da escuta ativa e amorosa, do diálogo, da atuação nas diferentes realidades.-
Descrição: dc.descriptionGrupo de Pesquisa em Design e Cultura - PPGTE-UTFPR Grupo de Pesquisa em Teoria, História e Crítica do Design e Atividades Projetuais _ PPGDesign-UFPR-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUFPR-
Relação: dc.relationvolume 1;n° 2-
Palavras-chave: dc.subjectDesign e Cultura-
Palavras-chave: dc.subjectResearch Subject Categories::INTERDISCIPLINARY RESEARCH AREAS::Human communication-
Palavras-chave: dc.subjectEstudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade - CTS-
Palavras-chave: dc.subjectEstudos em Design e Cultura-
Palavras-chave: dc.subjectEdução em Design-
Título: dc.titleDesign & Cultura.-
Título: dc.titleeducação como prática de transgressão-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.