A participaçao das crianças no cotidiano da educaçao infantil : organizaçao do espaço, do tempo e da ludicidade

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico-
Autor(es): dc.contributorSouza, Gizele de-
Autor(es): dc.creatorMartins, Rita de Cássia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:19:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:19:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-05-
Data de envio: dc.date.issued2024-09-05-
Data de envio: dc.date.issued2006-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/85121-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85121-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Gizele de Souza-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especializaçao) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educaçao, Curso de Especializaçao em Organizaçao do Trabalho-
Descrição: dc.descriptionInclui bibliografia-
Descrição: dc.descriptionResumo: As pesquisas em Educação lnfantil, principalmente as desenvolvidas na última década do século XX, têm situado a criança como sujeito de direitos. Diante desse contexto, definiu-se como objetivo da pesquisa analisar a observação dos profissionais da educação sobre essas crianças a fim de compreender que direitos têm sido concedidos às mesmas no interior de uma instituição infantil na cidade de Curitiba e a sua participação no cotidiano da mesma. O intento voltou-se à perspectiva de observar os espaços que têm sido reservados as crianças na definição dos tempos, espaços e nos momentos de Iudicidade, considerando que os pequenos são sujeitos sociais constituídos de direitos, desejos, expectativas e necessidades. Quanto as questões metodológicas, optou-se pelo registro escrito das ações e reações das crianças diante do proposto pelo adulto, das observações dos profissionais e entrevista com a professora responsável pela turma pesquisada. Por meio da análise das observações, da entrevista com a professora e dos registros organizados em "diário de bordo", foi possível apreender parte da dinâmica vivenciada por adultos e crianças na instituição mencionada e perceber que os tempos são prioritariamente pré-estabelecidos pelo adulto, que os espaços e as atividades previamente organizadas, sem a participação da criança. Pode-se ainda identificar que os adultos ali envolvidos assumem a perspectiva de uma turma homogênea e idealizada de criança. Foi possível perceber que a forma de organização é inadequada para o atendimento das crianças de 04 a 05 anos em instituições educativas. Tal inadequação manifesta-se muitas vezes nas ações das crianças expressas em movimentos de resistência ou apatia diante do que lhes é proposto pelas professoras. As análises aqui apresentadas podem contribuir para o processo de reflexão e discussão em torno dos direitos da criança, incluindo o direito a sua participação na organização das atividades, dos tempos e espaços da instituição em um contexto de ludicidade.-
Formato: dc.format60f. : il., grafs., tabs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEducação de crianças-
Título: dc.titleA participaçao das crianças no cotidiano da educaçao infantil : organizaçao do espaço, do tempo e da ludicidade-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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