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Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Gizele de | - |
Autor(es): dc.creator | Martins, Rita de Cássia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:19:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:19:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2006 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/85121 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85121 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Gizele de Souza | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especializaçao) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educaçao, Curso de Especializaçao em Organizaçao do Trabalho | - |
Descrição: dc.description | Inclui bibliografia | - |
Descrição: dc.description | Resumo: As pesquisas em Educação lnfantil, principalmente as desenvolvidas na última década do século XX, têm situado a criança como sujeito de direitos. Diante desse contexto, definiu-se como objetivo da pesquisa analisar a observação dos profissionais da educação sobre essas crianças a fim de compreender que direitos têm sido concedidos às mesmas no interior de uma instituição infantil na cidade de Curitiba e a sua participação no cotidiano da mesma. O intento voltou-se à perspectiva de observar os espaços que têm sido reservados as crianças na definição dos tempos, espaços e nos momentos de Iudicidade, considerando que os pequenos são sujeitos sociais constituídos de direitos, desejos, expectativas e necessidades. Quanto as questões metodológicas, optou-se pelo registro escrito das ações e reações das crianças diante do proposto pelo adulto, das observações dos profissionais e entrevista com a professora responsável pela turma pesquisada. Por meio da análise das observações, da entrevista com a professora e dos registros organizados em "diário de bordo", foi possível apreender parte da dinâmica vivenciada por adultos e crianças na instituição mencionada e perceber que os tempos são prioritariamente pré-estabelecidos pelo adulto, que os espaços e as atividades previamente organizadas, sem a participação da criança. Pode-se ainda identificar que os adultos ali envolvidos assumem a perspectiva de uma turma homogênea e idealizada de criança. Foi possível perceber que a forma de organização é inadequada para o atendimento das crianças de 04 a 05 anos em instituições educativas. Tal inadequação manifesta-se muitas vezes nas ações das crianças expressas em movimentos de resistência ou apatia diante do que lhes é proposto pelas professoras. As análises aqui apresentadas podem contribuir para o processo de reflexão e discussão em torno dos direitos da criança, incluindo o direito a sua participação na organização das atividades, dos tempos e espaços da instituição em um contexto de ludicidade. | - |
Formato: dc.format | 60f. : il., grafs., tabs. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de crianças | - |
Título: dc.title | A participaçao das crianças no cotidiano da educaçao infantil : organizaçao do espaço, do tempo e da ludicidade | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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