Participaçao: princípio fundamental no processo de gestao democrática

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico-
Autor(es): dc.contributorTavares, Taís Moura-
Autor(es): dc.creatorMenezes, Maria Eunice Comparatto de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:58:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:58:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-07-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-07-
Data de envio: dc.date.issued2005-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/85111-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85111-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Tais Moura Tavares-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especializaçao) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educaçao, Curso de Especializaçao em Organizaçao do Trabalho Pedagógico-
Descrição: dc.descriptionInclui bibliografia-
Descrição: dc.descriptionResumo: O processo de redemocratização que a sociedade brasileira tem vivido passa por transformações nos mais diferentes aspectos: social, cultural, econômico e político. Os cidadãos trazem consigo marcas dessas transformações, especialmente em sua maneira de pensar e ver o mundo com olhares diferentes, exigindo que a Escola repense seus conceitos e refaça sua maneira, até então tradicional, de se organizar e trabalhar. Faz-se necessária a adoção de uma postura mais aberta à democracia, na busca de maior autonomia, consciente de que somente com a participação de toda comunidade escolar na tomada de decisões é que essas mudanças se efetivarão no âmbito escolar. É através de Órgãos colegiados, como os Conselhos, que os sujeitos de todos os segmentos da comunidade escolar e local, que ao se reunirem para discutir, eleger, votar e fazer valer suas decisões, nas mais diferentes instâncias da organização da instituição colaboram para o processo maior de Democratização da Escola Pública, em busca de qualidade na educação para todos. Sabe-se que a criação de canais, como os Conselhos, que viabilizam a maior participação da comunidade escolar, por si só, não dá conta de promover e efetivar realmente uma gestão democrática. No entanto, se for proporcionada formação continuada aos conselheiros e possibilidades de trocas de experiências, ocorrerá o comprometimento da coletividade organizada com os princípios democráticos, alterando práticas ultrapassadas, efetivando a construção de processos pedagógicos e possibilitando a elevação da qualidade na educação.-
Formato: dc.format64f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEscolas - Organização e administração - Administração-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas publicas-
Título: dc.titleParticipaçao: princípio fundamental no processo de gestao democrática-
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