Deslocamentos : um estudo autobiogeográfico e fotoetnografico em vilas caiçaras no canal do Varadouro

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Autor(es): dc.contributorFreitas, Ana Elisa de Castro, 1968--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Graduação em Artes-
Autor(es): dc.creatorAlves, André José-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:34:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:34:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-21-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-21-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/85100-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85100-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Ana Elisa de Castro Freitas-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Graduação em Artes-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Neste ensaio focalizo ângulos das relações contemporâneas estabelecidas entre grupos sociais que habitam vilas caiçaras adjacentes à porção artificial do Canal do Varadouro e seus ambientes, em localidades situadas entre os estados de São Paulo e do Paraná. A pesquisa evoca as noções de percurso e lugar, articulando memórias, narrativas e imagens em um itinerário que envolve um duplo deslocamento: etnográfico - quando as lentes de observação buscam refletir imagens do "Outro" - e autográfico - quando as lentes perseguem imagens de si. O estudo é inspirado no método fotoetnográfico (Achutti, 1997), propondo narrativas imagéticas reunindo fotografias produzidas em viagem de campo às comunidades do Abacateiro, Vila Fátima e Varadouro, navegando através das águas de Cananéia. Atendendo às dinâmicas da modernidade e da globalização, na década de 1950 estas paisagens foram afetadas pela abertura de uma porção artificial do Canal do Varadouro, imagem que reflete a dimensão contemporânea do colonialismo nos territórios e comunidades, permanentemente assombradas pela construção de novos portos, dragagens, derrocagens. Por outro lado, o ajuste das lentes de observação à escala local revela lugares em que a vida caiçara persiste, insiste e acontece. O deslocamento do foco da observação do global ao local responde ao esforço por uma decolonização do olhar, mediada por aportes da antropologia e da arte, encontrando na noção de autobiogeografia (Afonso Rodrigues, 2017) um caminho de reencontro com o cotidiano das vilas caiçaras e de articulação da ancestralidade e da experiência vivida às narrativas visuais-
Formato: dc.format1 recurso online (32 p.) : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectNavegação - Paraná - História-
Palavras-chave: dc.subjectArtesanato - Paraná-
Palavras-chave: dc.subjectCultura popular - Paraná-
Palavras-chave: dc.subjectFotografia - Paraná-
Título: dc.titleDeslocamentos : um estudo autobiogeográfico e fotoetnografico em vilas caiçaras no canal do Varadouro-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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