Material didático para o ensino de biologia : análise do guia didático - cultura de tecidos em gramíneas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorVenturi, Tiago-
Autor(es): dc.contributorVendruscolo, Eliane Cristina Gruszka, 1967--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Autor(es): dc.creatorKaufmann, Maria Luiza Fitz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:19:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:19:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-21-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-21-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/85097-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85097-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Tiago Venturi-
Descrição: dc.descriptionCoorientador: Eliane Cristina Gruszka Vendrusculo-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Palotina, Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este trabalho resulta da confecção e validação do Guia Didático- Cultura de Tecidos em Gramíneas para o ensino de Botânica na disciplina de Biologia, sendo como público-alvo os alunos do ensino médio regular e profissionalizante, com o objetivo de gerar um produto pedagógico que auxilie na construção de conhecimentos significativos no processo de ensino e aprendizagem, um recurso de fácil manuseio e baixo custo para alunos e professores. A pesquisa, é de natureza qualitativa e visa articular a teoria com a prática, sendo segmentada em três etapas: a pesquisa bibliográfica, o desenvolvimento do produto didático e por fim, a validação com auxílio de cinco profissionais especialistas no campo, sendo três professores das disciplinas de Ciências e Biologia, um juiz na área de Fisiologia Vegetal e outro no Ensino de Ciências e Biologia, ao qual, contribuíram a respeito de suas considerações a respeito do material desenvolvido. A validação ocorreu como base em três eixos, o conceitual, pedagógico e comunicacional. O material, demonstrou-se relevante, proporcionando a construção do conhecimento de forma dinâmica, significativa, de fácil compreensão e atrativa, incentivando a realização de atividades práticas, debates, investigação e gerando conhecimento das aplicações tecnológicas. A ferramenta didática atende as habilidades e as competências da área das Ciências da Natureza e suas Tecnologias previstas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular)-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectBotânica-
Palavras-chave: dc.subjectBiotecnologia-
Palavras-chave: dc.subjectBiologia - Estudo e ensino-
Título: dc.titleMaterial didático para o ensino de biologia : análise do guia didático - cultura de tecidos em gramíneas-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.