A educação ambiental pelo olhar da arte por instrução

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIared, Valéria Ghisloti, 1983--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Autor(es): dc.creatorRosa, Luiza Ceron-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:51:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:51:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-20-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-20-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/85058-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85058-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Valéria Ghisloti Iared-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Palotina, Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente trabalho refere-se a uma monografia realizada para a obtenção do título de Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná. O estudo foi conduzido com um grupo de 24 alunos do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná – Setor Palotina, bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), com objetivo de investigar a percepção sobre o ambiente sob o referencial da arte por instrução e descrever qual o impacto dessa prática nos participantes. Durante três semanas, nos meses de maio e junho de 2023 foram realizados três encontros semanais no Laboratório de Ensino localizado na UFPR-Setor Palotina. Os encontros consistiram em propostas de oficinas didáticas de arte por instrução com temática voltada ao ambiente e a experiência estética dos participantes. A coleta de dados foi realizada por meio de observação, ilustrações e relatos produzidos nos encontros pelos participantes. Após a triangulação e análise dos dados, emergiram quatro aspectos relevantes para a pesquisa, sendo eles: memória afetiva; artes e sentidos; plantas no cotidiano e relação ser humano-meio ambiente. Observou-se nesse trabalho que a arte por instrução é promissora ao despertar a sensibilização ambiental, através do resgate de vivências, valores e sentidos relacionados ao meio ambiente nos participantes.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectArte ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectSensibilidade-
Título: dc.titleA educação ambiental pelo olhar da arte por instrução-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.