Desafios de reprovação e evasão no Curso de Engenharia Elétrica da UFPR : análise de dados e proposta de melhorias

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDetro, Silvana Pereira, 1982--
Autor(es): dc.contributorValle, Pablo Deivid, 1975--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Curso de Especialização em Engenharia da Qualidade 4.0-
Autor(es): dc.contributorSantos, Jessica Cintra Arruda dos-
Autor(es): dc.contributorCordeiro, Natália-
Autor(es): dc.creatorSilva, Guilherme de Souza Carvalho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:54:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:54:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-20-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-20-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/85057-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85057-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Profa. Dra. Silvana Pereira Detro-
Descrição: dc.descriptionCoorientador: Prof. Dr. Pablo Deivid Valle-
Descrição: dc.descriptionRelatório Técnico (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Curso de Especialização em Engenharia da Qualidade 4.0.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: A Universidade Federal do Paraná (UFPR) valoriza a educação pública de qualidade e busca aprimorar seus cursos, com o propósito de formar profissionais altamente competentes e comprometidos em suas áreas de atuação. A graduação em Engenharia Elétrica desempenha um papel crucial na formação de profissionais competentes diante das constantes transformações tecnológicas. No entanto, o curso enfrenta desafios de alta taxa de reprovação e evasão de alunos, o que pode resultar em prejuízos financeiros aos departamentos envolvidos. Com o intuito de identificar as causas desses problemas e propor soluções eficazes, o presente estudo propõe o uso do método Lean Six Sigma com os objetivos de analisar os fatores predominantes nas reprovações e evasões, reduzir as evasões em 20% e melhorar a experiência dos alunos. A meta é compreender os aspectos relacionados a esses problemas no contexto da graduação em Engenharia Elétrica da UFPR e identificar medidas para enfrentá-los com sucesso.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The Federal University of Paraná (UFPR) values quality public education and seeks to improve its courses with the purpose of training highly competent professionals committed to their fields of expertise. The Electrical Engineering undergraduate program plays a crucial role in preparing competent professionals against constant technological transformations. However, the course faces challenges of high rates of student failure and dropout, which can lead to financial losses for the involved departments. In order to identify the causes of these problems and propose effective solutions, the present study suggests using the Lean Six Sigma method with the objectives of analyzing the predominant factors in failures and dropouts, reducing dropouts by 20%, and enhancing the students' experience. The goal is to comprehend the aspects related to these issues in the context of the Electrical Engineering undergraduate program at UFPR and identify measures to successfully address them.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia eletrica-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEvasão escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior - Avaliação-
Palavras-chave: dc.subjectSix sigma (Padrão de controle de qualidade)-
Título: dc.titleDesafios de reprovação e evasão no Curso de Engenharia Elétrica da UFPR : análise de dados e proposta de melhorias-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.