
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Detro, Silvana Pereira, 1982- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Valle, Pablo Deivid, 1975- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Curso de Especialização em Engenharia da Qualidade 4.0 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Santos, Jessica Cintra Arruda dos | - |
| Autor(es): dc.contributor | Cordeiro, Natália | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Guilherme de Souza Carvalho | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:54:48Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:54:48Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/85057 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85057 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Profa. Dra. Silvana Pereira Detro | - |
| Descrição: dc.description | Coorientador: Prof. Dr. Pablo Deivid Valle | - |
| Descrição: dc.description | Relatório Técnico (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Curso de Especialização em Engenharia da Qualidade 4.0. | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: A Universidade Federal do Paraná (UFPR) valoriza a educação pública de qualidade e busca aprimorar seus cursos, com o propósito de formar profissionais altamente competentes e comprometidos em suas áreas de atuação. A graduação em Engenharia Elétrica desempenha um papel crucial na formação de profissionais competentes diante das constantes transformações tecnológicas. No entanto, o curso enfrenta desafios de alta taxa de reprovação e evasão de alunos, o que pode resultar em prejuízos financeiros aos departamentos envolvidos. Com o intuito de identificar as causas desses problemas e propor soluções eficazes, o presente estudo propõe o uso do método Lean Six Sigma com os objetivos de analisar os fatores predominantes nas reprovações e evasões, reduzir as evasões em 20% e melhorar a experiência dos alunos. A meta é compreender os aspectos relacionados a esses problemas no contexto da graduação em Engenharia Elétrica da UFPR e identificar medidas para enfrentá-los com sucesso. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: The Federal University of Paraná (UFPR) values quality public education and seeks to improve its courses with the purpose of training highly competent professionals committed to their fields of expertise. The Electrical Engineering undergraduate program plays a crucial role in preparing competent professionals against constant technological transformations. However, the course faces challenges of high rates of student failure and dropout, which can lead to financial losses for the involved departments. In order to identify the causes of these problems and propose effective solutions, the present study suggests using the Lean Six Sigma method with the objectives of analyzing the predominant factors in failures and dropouts, reducing dropouts by 20%, and enhancing the students' experience. The goal is to comprehend the aspects related to these issues in the context of the Electrical Engineering undergraduate program at UFPR and identify measures to successfully address them. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Engenharia eletrica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Engenharia - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Evasão escolar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior - Avaliação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Six sigma (Padrão de controle de qualidade) | - |
| Título: dc.title | Desafios de reprovação e evasão no Curso de Engenharia Elétrica da UFPR : análise de dados e proposta de melhorias | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: