
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Venturi, Tiago | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
| Autor(es): dc.creator | Bucalão, Júlio Bianchessi | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:43:35Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:43:35Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/85018 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85018 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Tiago Venturi | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Palotina, Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O presente trabalho tem como objetivo compreender as contribuições de estudos de caso e blocos de resina em uma sequência didática para o ensino de artrópodes, para tanto utiliza-se da metodologia de pesquisa participante. O trabalho foi realizado em 2022 com alunos de segundo ano de ensino médio. A biologia é uma ciência presente em nosso cotidiano, entretanto, nota-se uma grande dificuldade no ensino da zoologia, sobretudo, nas aulas práticas, pela falta de acesso ao material biológico. Esse trabalho propõe uma sequência didática com estratégia de estudos de caso, além de oferecer uma alternativa para os professores que pretendem montar uma coleção entomológica. O trabalho foi realizado em um colégio particular na cidade de Palotina PR, em conjunto com o estágio obrigatório no ensino de biologia. Foram planejados cinco estudos de caso distintos, sendo um para cada grupo. Foram três encontros totalizando seis horas/aula. A estratégia demonstrou maior motivação e interesse dos alunos, o que facilita os processos de ensino e aprendizagem | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Zoologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Artropode | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino e aprendizagem | - |
| Título: dc.title | Ensino de zoologia: a utilização de blocos de resina em estudos de caso envolvendo artrópodes | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: