
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Koehler, Marlus, 1970- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Curso de Graduação em Física | - |
| Autor(es): dc.creator | Buiar, Lucas Emerson | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:08:31Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:08:31Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/84994 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/84994 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Marlus Koehler | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Curso de Graduação em Física | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Este trabalho acadêmico tem como objetivo elaborar uma estratégia facilitadora no processo ensino-aprendizagem, através da utilização da História da Física e modelos computacionais com enfoque em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Implementar a utilização destes recursos é fundamental para a aprendizagem significativa dos alunos. Ressalta-se a importância do enfoque CTSA perante os questionamentos críticos e reflexivos acerca do contexto científicotecnológico e social e, em especial, sua relevância para o Ensino Médio. Os pressupostos do movimento CTSA têm se ampliado em toda sociedade brasileira, principalmente na área educacional. Considerando as diferentes possibilidades de explorar o tema "produção de energia elétrica através da energia solar", procuramos refletir sobre em que medida as análises realizadas sobre este tema, poderiam ser recontextualizadas em conteúdos escolares. Assim, foi desenvolvida e aplicada uma sequência didática em uma turma do 2° ano do ensino médio, utilizando como recurso didático: papel impresso, material para projeção e o simulador de ciências, Phet simulations, que foi disponibilizado pela universidade de Colorado. Finalizamos esse trabalho com a análise da aplicação juntamente com as dificuldades encontradas e melhorias a serem implementadas visando uma aula mais perto do ideal | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This academic work aims to elaborate a facilitating strategy in the teachinglearning process, through the use of the History of Physics and computer models focusing on Science, Technology, Society and Environment. Implementing the use of these resources is fundamental for students' meaningful learning. The importanceof the CTSA approach is emphasized in the face of critical and reflective questioning about the scientific-technological and social context and, especially, its relevance to high school. The assumptions of the CTSA movement have expanded throughoutBrazilian society, especially in the educational area. Considering the different possibilities of exploring the theme "production of electricity through solar energy", we tried to reflect on the extent to which the analyses performed on this theme couldbe recontextualized into school learning contents. Thus, a didactic sequence wasdeveloped and applied in a 2nd year high school class, using educational resources such as: printed paper, projection material and a science simulator, Phet simulations, that was provided by the University of Colorado. We end this work with an analysis of the application along with the difficulties encountered and improvements to be implemented in order to have a class closer to the ideal | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Física - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Energia eletrica - Produção | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Energia solar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estratégias de aprendizagem | - |
| Título: dc.title | Uma proposta para o ensino do efeito fotoelétrico utilizando o enfoque CTS | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: