A formação curricular de biologia em comparação à formação prática na empresa júnior

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPalcha, Leandro Siqueira, 1984--
Autor(es): dc.contributorLuz, Araci Asinelli da, 1948--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Autor(es): dc.creatorMiashiro, Caroline Mika-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:02:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:02:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-19-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-19-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/84986-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/84986-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Leandro Siqueira Palcha-
Descrição: dc.descriptionCoorientador: Profa. Dra. Araci Asinelli-Luz-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : A grade curricular do Curso de Ciências Biológicas é planejada de forma a abranger muitos conteúdos e teorias, mas que, muitas vezes, não evidencia questões interdisciplinares da profissão do biólogo e de aplicação desse conhecimento na prática. Devido a essa lacuna existente, as empresas juniores surgiram como forma de conectar esses conhecimentos, de elaborar projetos que apliquem o aprendizado em sala de aula na vida real, permitindo o contato prévio com o mercado de trabalho e formando alunos empreendedores. Tendo em vista a empresa júnior como prática que complementa a graduação, o presente trabalho propôs verificar a formação curricular de Ciências Biológicas da UFPR a partir da visão dos estudantes e egressos do Curso de Ciências Biológicas que participam/participaram da ECOS- Empresa Júnior de biologia da UFPR. Tendo por escolha a pesquisa qualitativa, foi realizado um grupo focal com 9 membros que participaram ou participam da ECOS. Os dados coletados mostram uma formação curricular conteudista e fragmentada, com poucos conteúdos tratados de forma interdisciplinar e que não definem um perfil profissional do biólogo para atuar no mercado de trabalho, sendo o enfoque principal a formação de professores e pesquisadores que atuem nas Universidades-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectFormação profissional-
Palavras-chave: dc.subjectMercado de trabalho-
Palavras-chave: dc.subjectMercado de trabalho - Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectBiologia-
Palavras-chave: dc.subjectBiologia - Orientação profissional-
Título: dc.titleA formação curricular de biologia em comparação à formação prática na empresa júnior-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.