
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Cezar, Kelly Priscilla Lóddo, 1983- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Licenciatura em Letras Libras | - |
| Autor(es): dc.creator | Santos, Miryan Kalinoski dos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:31:01Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:31:01Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/84978 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/84978 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Kelly P. L. Cezar | - |
| Descrição: dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Curso de Licenciatura em Letras Libras | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : A exploração bibliográfica foi realizada nos conteúdos disponíveis em meios eletrônicos, sites, ebooks, livros, dicionários e outros. Esta investigação da ciência da informação em histórias em quadrinhos mostra que a produção é grande e muito satisfatória. As histórias em forma de desenhos, HQ ou gibis se tornaram ao longo do tempo e até hoje, uma ferramenta de comunicação muito abrangente e influente, criando seu próprio espaço entre os demais meios de comunicação da indústria cultural. Os artefatos culturais podem ser entendidos como manifestações visíveis da cultura de um povo, como produtos da ação transformadora do homem Além das ferramentas, a forma de ver e sentir o mundo as tradições os valores, a língua. As HQs podem ser uma ferramenta de comunicação e inclusão muito poderosa para a comunidade surda, pois a maioria das HQs é composta principalmente de imagens e não requer necessariamente o uso de palavras faladas para transmitir histórias e ideias. A cultura e a identidade surda devem ser respeitadas. Nesse sentido, reconhece-se que ainda há muito trabalho a ser feito em termos de divulgação e reflexão, mas passos importantes já foram dados para tornar a literatura Libra mais conhecida e acessível a um público amplo, principalmente nas escolas de ensino médio, onde o tema da acessibilidade é cada vez mais urgente | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Surdos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Histórias em quadrinhos | - |
| Título: dc.title | História em quadrinhos na cultura surda | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: