
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Silva, Camila Silveira da, 1983- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática | - |
| Autor(es): dc.creator | Monteiro, Julia Amorim | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:27:16Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:27:16Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/84963 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/84963 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Prof.ª Dr.ª Camila Silveira da Silva | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 15/02/2023 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 125-139 | - |
| Descrição: dc.description | Área de concentração: Educação em Ciências e em Matemática | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O presente trabalho tem como objetivo investigar o diálogo entre Ciência e Poesia a partir do livro "O Estudante Empírico'', da poeta brasileira Cecília Meireles. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo documental, em que o livro "O Estudante Empírico" é tido como nosso corpus. A obra é composta por 26 poemas escritos entre 1959 e 1964, e foi analisada a partir da Análise de Conteúdo com base nos quatro momentos da produção literária de Antonio Candido e também olhamos para os poemas a partir de categorias definidas a priori: i) Formação integral dos sujeitos; ii) Interdisciplinaridade e iii) Potencialidades didáticas dos poemas. Os resultados apontam para as potencialidades da obra para o ensino de Ciências, de forma que ela contribui para a formação integral dos sujeitos, é uma produção artística considerada interdisciplinar e possibilita abordagens didáticas para o ensino de temas relacionados às Ciências da Natureza. Ainda, a obra sendo abordada em práticas educativas de Ciências, valoriza uma poeta que tem um papel imprescindível para a literatura e educação brasileiras, oportunizando um trabalho por meio de sua biografia para ampliação do repertório cultural de estudantes e docentes. O aspecto interdisciplinar do livro analisado foi notado, em especial, pelos assuntos dos poemas que apontam para além de aspectos da formação humana, a articulação entre diferentes áreas do conhecimento, principalmente Física, Química, Biologia, Geografia, Matemática e Língua Portuguesa, de modo a favorecer um trabalho em sala de aula que envolva docentes das diferentes disciplinas. O universo escolar é fortemente marcado na obra desde o seu título, passando por conteúdos curriculares, objetos comuns dos espaços educativos formais e atores sociais envolvidos no processo de ensinar e aprender. No campo da Educação Científica, os versos presentes na obra de Cecília carregam diferentes temáticas e que também podem ser conteúdos das disciplinas de Física, Química ou Biologia e discutidas nas aulas, desde o sentido acadêmico/escolar que possuem até o sentido mais amplo que Cecília deu à eles. É assim que Ciência, Arte e Educação se entrelaçam e dialogam na obra, tornando este livro rico em possibilidades para se pensar o Ensino de Ciências. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: The present work aims to investigate the dialogue between Science and Poetry based on the book "O Estudante Empírico'', by the Brazilian poet Cecília Meireles. This is a qualitative documental research, in which the book "O Estudante Empírico" is taken as our corpus. This work of art is composed of 26 poems written between 1959 and 1964, which were analyzed based on the four moments of Antonio Candido's literary production and we also looked at the poems from categories defined a priori: i) Integral formation of the subjects; ii) Interdisciplinarity; and iii) Didactic potential of the poems. The results point to the work of art's potential for teaching Science, in a way that it contributes to the integral formation of people, is an artistic production considered interdisciplinary and enables didactic approaches for teaching content related to Natural Sciences. Still, the work of art being approached in educational practices of Science, values a poet who has an essential role for Brazilian literature and education, providing opportunities for work through her biography to expand the cultural repertoire of students and teachers. The interdisciplinary aspect of the analyzed book was noted, in particular, by the subjects of the poems that point beyond aspects of human formation, the articulation between different areas of knowledge, mainly Physics, Chemistry, Biology, Geography, Mathematics and Portuguese, in a way to encourage work in the classroom that involves teachers from different disciplines. The school universe is strongly marked in the work of art from its title, passing through curriculum contents, common objects of formal educational spaces and social actors involved in the teaching and learning process. In the field of Science Education, the verses present in Cecília's work carry different themes and that can also be contents of the disciplines of Physics, Chemistry or Biology and discussed in classes, from the academic/school sense that they have to the broader sense that Cecília gave them. This is how Science, Art and Education intertwine and dialogue in the work of art, making this book rich in possibilities for thinking about Science Teaching. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ciências - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Literatura brasileira | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Poesia brasileira | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
| Título: dc.title | A relação entre ciência e poesia na obra de Cecília Meireles : um estudo sobre "O Estudante Empírico" | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: